O curso de Psicologia, em parceria com a Assistência Social Campus Ministro Reis Velloso, iniciou em 2010 o projeto de Plantão Psicológico na Universidade Federal do Piauí – CMRV, atual Universidade Federal do Delta do Parnaíba, visando a oferta de escuta psicológica para a população acadêmica e local. Percebendo a importância do projeto, decidiu-se institucionalizá-lo em março de 2011, com a criação do Serviço Escola de Psicologia (SEP). Sendo todos os serviços gratuitos.
O Serviço Escola de Psicologia é pautado em dois eixos principais: auxiliar na formação do profissional psicólogo e oferecer suporte psicológico para a comunidade.
O SEP teve um crescimento exponencial no fluxo de atendimentos nos últimos anos, passando de 2000 mil atendimentos em 2014 para cerca de 5000 mil em 2019. Tais dados colocam o serviço como um dos maiores espaços para atendimento psicológico do estado do Piauí. Esse crescimento vem acompanhado de desafios que têm levado a instituição a desenvolver um conjunto de estratégias para superá-los.
O SEP visa ser reconhecida como um espaço de referência na prestação de serviços que buscam atender tanto as exigências para a formação do psicólogo numa visão integrada, como as demandas de atendimento psicológico da sociedade. Para isso, tem implementado metas e estratégias com o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento das ações realizadas em consonância com sua missão, visão e valores.
Os usuários que procuram o SEP são encaminhados pela família, por Instituições públicas ou privadas, por profissionais da comunidade, assim como por outras áreas de atuação (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, entre outros), ou, ainda, e com mais frequência, por busca espontânea. Eles podem ser atendidos tanto de forma individual, por meio dos plantões psicológicos e acompanhamento psicoterápico longitudinal.