Perguntas e respostas da COCEX
Quais as vantagens de se cadastrar cursos e eventos pela PREX/UFDPar?
São inúmeras vantagens de se cadastrar cursos e eventos de extensão. Dentre elas citamos as seguintes:
- Formalização e reconhecimento institucional da ação de extensão
- Autenticidade do certificado e sua possibilidade de verificação sem custos
- Prioridade na reserva dos auditórios, espaços e equipamentos
- Prioridade na solicitação dos serviços de divulgação e comunicação do curso ou evento
- Assessoria da PREX no planejamento, execução e avaliação da atividade de extensão
- Inclusão da carga horária de curricularização para benefícios dos discentes dos cursos de graduação
- Fortalecimento dos indicadores da extensão da Universidade
- Registro da demanda de cursos e eventos impulsionando a melhoria das condições e instalações do campus
- Transparência de dados e da gestão de pessoas, recursos, materiais e tempo para execução das ações de extensão
Como se realiza o cadastro de cursos e eventos de extensão na PREX?
De acordo com as normas vigentes, o cadastro de cursos e eventos deve ser realizado mediante o preenchimento de formulário próprio que, acompanhado dos documentos exigidos (tais como ata de aprovação do colegiado) deve ser encaminhado via processo eletrônico, pelo(a) coordenador(a), à Pró-Reitoria de Extensão - PREX. O processo recebido será analisado por parecerista e, após reunião da CAMEX, será efetuado o despacho ao coordenador proponente.
Consulte o formulário aqui
Cursos e eventos com movimentação financeira tem um trâmite diferenciado para cadastro?
Sim. Se o curso ou evento tiver alguma movimentação de recursos financeiros, como cobrança de inscrição ou taxa, deverão apresentar junto ao formulário, via processo, o orçamento e a minuta de convênio, contrato ou termo de cooperação entre a Universidade e a instituição gestora do recurso. Caso não haja instituição gestora deve estar previsto o recolhimento de Guia de Recolhimento da União - GRU, se esta for a opção. O processo solicitando o cadastro do curso ou evento será apresentado à CAMEX e se aprovado será encaminhado para a apreciação do CONSEPE que dará a aprovação final.
Outras exigências podem ser consultadas nas resoluções disponíveis no site
Quais os erros mais comuns no processo de cadastro de cursos e eventos de extensão?
Os erros mais comuns que impedem ou atrasam o cadastro do curso ou evento são:
- Envio do processo após realização da atividade de extensão
- Falta de documentação que comprove a aprovação no colegiado ou órgão equivalente
- Falta de assinaturas do(a) coordenador(a) e coordenador(a) adjunto(a)
- Incoerência entre a carga horária e a modalidade de curso indicada
- Não atendimento da comunidade externa
- Preenchimento de formulário desatualizado
Quanto tempo antes da realização o curso ou evento deve ser cadastrado?
Conforme as resoluções que regem os temas, para ambos os casos a submissão do cadastro deve ser realizada com 60 (sessenta) dias de antecedência.
Outras exigências podem ser consultadas nas resoluções disponíveis no site
Qual o órgão responsável pelo cadastro e certificação de Cursos e Eventos de Extensão?
A Coordenação de Cursos e Eventos de Extensão (COCEX) vinculada à Pró-Reitoria de Extensão - PREX é responsável pelo cadastro e certificação de cursos e eventos. A COCEX conta com duas divisões: Divisão de Cursos e Eventos de Extensão – DCEX e a Divisão de Registro e Certificação – DRC.
O que é a Câmara de Extensão – CAMEX ?
É um órgão deliberativo que tem a finalidade de elaborar, sugerir, aprovar e consolidar instrumentos legais que orientem a aplicação da Política de Extensão, a sua qualificação e a contínua avaliação, bem como: apreciar e aprovar propostas de eventos e/ou cursos de extensão e projetos de extensão, submetidos à Pró-reitoria de Extensão – PREX – da UFDPar. A CAMEX se reúne mensalmente, na última quinta-feira de cada mês, para aprovação dos processos recebidos. Para mais informações acesse aqui
Quais são os requisitos para cadastrar cursos e eventos de extensão na PREX?
O objetivo principal dos cursos e eventos de extensão UFDPar é a difusão de conhecimentos, processos ou produtos culturais, científicos e/ou tecnológicos desenvolvidos, conservados ou reconhecidos pela UFDPar. Por isso é requisito básico contemplar a comunidade universitária (estudantes, Técnico-Administrativos e/ou Docentes da UFDPar), a comunidade externa (membros da sociedade civil, participantes de Instituições sociais e movimentos sociais organizados) e demais segmentos da sociedade. Outras exigências podem ser consultadas nas resoluções disponíveis no site
Quais modalidades de cursos de extensão são cadastradas na PREX?
Temos quatro modalidades de cursos de extensão, lembrando que todos devem ser oferecidos à comunidade externa.
- Cursos de extensão para o aperfeiçoamento de profissionais em uma área do conhecimento, com carga horária mínima de 180 (cento e oitenta) horas
- Cursos de extensão para atualização de conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área de formação ou de atividade profissional específica, com amplitude e abrangência menos complexa que aquela exigida para o curso de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 30 (trinta) horas
- Curso de extensão para formação complementar tem como objetivo oferecer noções complementares e/ou aprofundar conhecimentos em áreas específicas, inseridas dentro das atividades acadêmicas da instituição, com carga horária mínima de 20 (vinte) horas.
- Curso de extensão para difusão que tem como objetivo divulgar cultura, conhecimentos e técnicas de trabalho à comunidade, com carga horária mínima de 4 (quatro) horas.
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Quais as modalidades de eventos de extensão são cadastradas na PREX?
Temos duas modalidades de eventos de extensão: eventos científicos/tecnológicos ou eventos culturais, esportivos e de lazer. Lembrando que todos devem ser oferecidos à comunidade externa para serem caracterizados como extensão universitária.
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Quais tipos de eventos científicos/tecnológicos de extensão são cadastrados pela PREX?
Eventos de extensão científicos/tecnológicos que discutirão idéias e conceitos sobre determinados temas específicos, tais como congressos, conferências, seminários, oficinas, simpósios, jornadas, semanas, encontros, fóruns, reuniões, circuitos, workshops, mesas redondas, palestras, colóquios, campanhas educativas, olimpíadas científicas dentre outras atividades extensionistas, nas mais diversas modalidades de apresentação, presencial ou a distância.
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Quais tipos de eventos culturais, esportivos e de lazer são cadastrados pela PREX?
Atividades culturais, esportivas e de entretenimento, como exposições de arte e produtos, espetáculos, festivais, feiras, salões, mostras, recitais, concertos, apresentações teatrais, exibições de vídeos, documentários e filmes, apresentações públicas de músicas, cantos e danças, campeonatos, torneios, olimpíadas esportivas, calouradas, dentre outras atividades extensionistas.
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Qual deve ser o público alvo dos cursos e eventos de extensão?
Os eventos de extensão são realizados para contemplar a comunidade universitária (estudantes, técnico-administrativos e/ou docentes da UFDPar), a comunidade externa (membros da sociedade civil, participantes de Instituições sociais e movimentos sociais organizados) e demais segmentos da sociedade.
Como são emitidos os certificados de cursos e eventos de extensão?
Por meio do sistema de certificação, disponível no site. Basta inserir o CPF para que qualquer pessoa participante de eventos ou cursos possa emitir o seu certificado.
Como o(a) coordenador(a) do curso ou evento solicita os certificados?
De acordo com as normas vigentes, a emissão dos certificados de cursos e eventos deve ser realizada mediante o preenchimento de formulário do Relatório, que deve ser encaminhado via processo eletrônico, pelo(a) coordenador(a), à Pró-Reitoria de Extensão - PREX. Além do formulário enviado via processo eletrônico deve ser preenchido um google forms e nele anexada a planilha com os dados dos participantes que serão certificados (o acesso ao google forms e a planilha estão disponíveis via link no formulário de relatório). O processo e a planilha recebidos serão analisados pela Divisão de Registro e Certificação – DRC e se o parecer for favorável, segue para a certificação.
Consulte o formulário aqui
Onde encontrar e como enviar a planilha de participantes do curso ou evento?
Além do formulário enviado via processo eletrônico deve ser preenchido um google forms e nele anexada a planilha com os dados dos participantes que serão certificados. O acesso ao google forms e a planilha estão disponíveis via link no formulário de relatório.
Consulte o formulário aqui
Por que a data de nascimento deve ser informada na planilha de participantes de cursos e eventos?
A data de nascimento é um critério de segurança, importante para garantir que o participante está emitindo o seu certificado e evitar problemas caso nomes idênticos ou iguais sejam processados no sistema.
O quê fazer quando um certificado tem erro?
Pode acontecer de um certificado ser emitido com algum erro e se isso ocorrer deverá ser solicitado ao coordenador do evento a correção. Se não conseguir o contato com o coordenador encaminhe um email com o nome do evento, seus dados (nome, data de nascimento e CPF) e a correção solicitada para cocexufdpar@ufpi.edu.br.
Quais os erros mais comuns no processo de envio dos relatórios para certificação de cursos e eventos de extensão?
Os erros mais comuns que impedem ou atrasam a certificação de curso ou evento são:
- Erro no preenchimento da planilha excel com a lista dos participantes (CPF incorreto, CPF repetido em nomes diferentes, nome incompleto, nome repetido em CPF diferentes, erro na data de nascimento do participante, falta de inclusão dos palestrantes e ministrantes na planilha etc)
- Falta de preenchimento do google forms cujo link está disponível no formulário
- Envio da planilha de participantes sem o envio do processo eletrônico
- Preenchimento de formulário desatualizado
Há possibilidade de submeter para cadastro e solicitar certificação depois de realizar o curso ou evento?
Não. É preciso cumprir todas as etapas descritas nas resoluções no tempo hábil para análise e aprovação da CAMEX.
Outras exigências podem ser consultadas nas resoluções disponíveis no site
Como os participantes de cursos e eventos sem vínculo com a UFDPar podem emitir os seus certificados?
Por meio do sistema de certificação, disponível no site. Basta inserir o CPF para que qualquer pessoa participante de eventos ou cursos possa emitir o seu certificado.
Como é feita a verificação de autenticidade dos certificados emitidos?
Para verificar a autenticidade tem um link no certificado emitido. Acionando o link, basta digitar o código que está registrado no seu certificado.
O participante pode utilizar o nome social nas listas de frequência para emissão de certificado?
Sim. O nome social poderá ser utilizado mas ao cadastrar um CPF com o nome social este deverá ser utilizado em todos os cursos e eventos cujos certificados serão emitidos em nossa plataforma.
Os certificados ficam disponíveis por quanto tempo no sistema?
Após a realização do curso ou evento os certificados ficam disponibilizados por um período de cinco anos. Se após este período houver necessidade de emitir seu certificado deve entrar em contato com a Divisão de Registro e Certificação – DRC da PREX. Por meio do sistema de certificação, o participante verifica se o certificado está disponível no site.
Como esclarecer dúvidas sobre a realização de cursos e eventos de extensão?
As dúvidas podem ser esclarecidas pessoalmente na sala da PREX que se localiza no Campus Ministro Reis Velloso, Setor Norte, Espaço de Ciências da Saúde – ECS - Bloco C, Piso 3, Oeste ou nos seguintes canais de informação:
site: https://ufdpar.edu.br/prex/prex-1/cursos-e-eventos-de-extensao
e-mail: cocexufdpar@ufpi.edu.br
whatsapp: (86) 99930-2008
Onde ficam disponíveis os dados sobre eventos e cursos de extensão realizados na UFDPar?
Os dados relacionados a 2022 e 2023 podem ser verificados na plataforma data studio disponível no seguinte endereço: https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/f372c498-3933-47e2-bac4-eb27e7b2c5b0/page/EJuuC