Notícias

Por Dentro da UFDPar: Conheça a origem e as ações do Projeto Maternar no Campus

publicado: 13/08/2024 16h44, última modificação: 24/01/2025 11h03
 

O Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, ganha um significado especial na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) com as ações do Projeto Maternar no Campus. Criado em junho de 2023, o Projeto Maternar é uma iniciativa que surge como um farol de apoio e integração para as gestantes e lactantes que estudam e trabalham na UFDPar, buscando assegurar que a maternidade não seja um obstáculo para a educação e a carreira dessas mulheres.

A proposta do Projeto Maternar nasceu da colaboração entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), a Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde da Mulher (LAFISM) e o Projeto de Extensão de Incentivo ao Aleitamento Materno (PROAMA). A missão do projeto é clara: promover a permanência e o sucesso acadêmico e profissional das mulheres-mães no ambiente universitário, evitando a evasão e criando um espaço de sociabilidade baseado na equidade de gênero e na defesa dos direitos da mulher e da criança.

O pontapé inicial do projeto foi dado com um formulário virtual enviado à comunidade acadêmica, o que permitiu identificar 27 mulheres, entre gestantes e lactantes, que foram convidadas para o primeiro encontro do grupo. Realizado em 27 de julho de 2023, esse encontro foi um momento de partilha e acolhimento, no qual as participantes foram convidadas a passar por um “túnel de emoções” dividido em estações que representavam diferentes fases da gestação e da amamentação. Em cada estação, as mulheres compartilharam suas experiências, enquanto os mediadores intervinham com informações científicas e apoio emocional.

Foto: Primeiro encontro do projeto Maternar no Campus com a dinâmica “túnel de emoções”.

Os relatos trouxeram à tona desafios comuns enfrentados pelas participantes, como hiperêmese gravídica, aborto, julgamento relacionado ao peso corporal, dificuldades para equilibrar os estudos e o trabalho com a maternidade, além das dificuldades na amamentação e os efeitos da depressão pós-parto. A falta de uma rede de apoio dentro do ambiente universitário ficou evidente, destacando a importância do Projeto Maternar como um espaço de acolhimento e suporte.

A relevância do projeto ultrapassou os limites da UFDPar. Em outubro de 2023, o Projeto Maternar foi apresentado no 6º Congresso Brasileiro de Fisioterapia na Saúde da Mulher (COBRAFISM) e no 1º Congresso Internacional de Fisioterapia na Saúde da Mulher, realizados em Vitória, Espírito Santo. Este reconhecimento reforça a importância das ações realizadas e incentiva a continuidade do projeto.

Ao longo do segundo semestre de 2023, outros encontros foram realizados, abordando temas essenciais como saúde bucal para gestantes e bebês, nutrição preventiva durante a gestação e os direitos das gestantes e puérperas. Em maio de 2024, em comemoração ao Dia das Mães, o Projeto Maternar expandiu suas atividades, oferecendo oficinas e rodas de conversa não apenas para gestantes e lactantes, mas para todas as mães do campus. Entre as atividades, destacaram-se as oficinas de técnicas respiratórias relaxantes, orientações sobre amamentação e até mesmo um ensaio fotográfico, além de uma roda de conversa sobre "Criatividade Materna frente aos desafios do cotidiano".

Foto: 5º Encontro do Maternar no Campus, que ocorreu em Maio de 2024.

O avanço na política de apoio às mães na UFDPar também se concretizou com a inauguração da Sala de Apoio à Amamentação e a instalação de fraldários em quatro banheiros do campus, proporcionando um ambiente adequado para as mães que precisam trazer suas crianças à universidade.

Foto: Reitor Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo e demais representantes acadêmicos durante a inauguração da sala de amamentação e fraldário.

O Projeto Maternar, que começou com 27 participantes, hoje conta com 39 inscritos, sendo 34 ativos, dos quais 33 são da comunidade interna, incluindo gestantes, lactantes e redes de apoio. As ações do projeto, agora abertas também à comunidade externa, continuam a crescer, reforçando o compromisso da UFDPar com a equidade e a inclusão.

As servidoras Anna Clara Fontes Vieira, Ajamille da Silva Brasil, Ariane da Costa Melo, Gilvana Pessoa de Oliveira, Lorena Sousa Soares, Patrícia Xavier Chaves e Sávia Francisca Lopes Dias, que lideram o projeto, têm sido fundamentais na construção desse espaço de acolhimento e empoderamento, que se alinha perfeitamente com os objetivos do Agosto Dourado e da Semana Mundial da Amamentação, promovendo o direito à educação, ao trabalho digno e à maternidade segura e informada.

Para acompanhar as ações, visite a Página do Projeto Maternar no Instagram.

Para ter acesso à sala de apoio à amamentação, veja o regulamento.