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STI e CCI divulgam as principais atividades realizadas no mês de agosto
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba, através da Coordenadoria de Gestão e Aquisições de TIC da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), deu início ao Projeto de Desenvolvimento de Painéis de Business Intelligence como instrumento de apoio à tomada de Decisão da Gestão. A ideia é municiar de informação as Pró-Reitorias e Reitoria com indicadores importantes para a promoção de ações com vista a maximizar, por exemplo, a ocupação das vagas ociosas e a taxa de sucesso (baseada no percentual de alunos formados) da instituição.
A Superintendência avançou ainda na construção dos artefatos de Planejamento, demanda encabeçada pela Diretoria de Governança (PROPLAN), praticamente concluindo seu Mapa de Risco, o Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento da Unidade.
A nível de gestão a STI, sob a capitania da Coordenadoria de Infraestrutura e Sistemas, realizou ainda o Planejamento e a Organização das atividades relacionadas a criteriosa seleção de bolsistas (Bolsa Trabalho do Edital 07/2022 - PRAE UFDPar) que deverão apoiar nas atividades de TIC a partir deste mês de setembro, a Priorização das demandas internas de cada Divisão da STI e o planejamento/orquestração das atividades da CCI, em especial relacionadas ao lançamento do novo portal da UFDPar;
A Divisão de Sistemas disponibilizou neste mês de agosto estudo e implementação do DSPACE, repositório que sob a gestão da Biblioteca da UFDPar permitirá o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital (como teses, dissertações e coleções de bibliotecas digitais) dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo.
Além da consolidação dos serviços já implantados, melhorias e inclusão de novos serviços na Central de Serviços, a Divisão de Sistemas desenvolveu e disponibilizou ainda um sistema para controle de frequência dos bolsistas/estagiários da UFDPar.
Já a Divisão de Infraestrutura da STI se debruçou fortemente (além da grande maioria das demandas de suporte de rede e aos usuários), na realização de estudos e instrução processual para aquisição de materiais de consumo e equipamentos de infraestrutura, como baterias de nobreak, cabos de rede e protetores de surtos elétricos.
A Divisão de Datacenter e Gestão de Dados realizou estudos e aprimorou os processos de backup de dados e configurações de equipamentos. Assim como deu andamento ao processo de adesão aos serviços da RNP, em especial aos serviços da Rede CAFe, porta de entrada para a utilização de diversos serviços fundamentais providos pela supramencionada Organização Social, grande parceira das IFES no processo de Transformação Digital.
Através do módulo de gerência da Central de Serviços, esta STI contabilizou 175 solicitações de seus serviços (demandas que foram abertas no mês de agosto), estando 136 delas já atendidas/finalizadas. Outras 80 tarefas internas foram criadas em obediência ao Planejamento das Divisões e da equipe, estando 34 delas já finalizadas. Sem contar com as demandas iniciadas em meses anteriores, que também possuem seu andamento gerenciado pelo referido sistema.
Por fim, a STI participou ainda da primeira reunião com a UFRN com o intuito de oficializar a aquisição dos sistemas SIG UFRN, após estudo realizado com as macro-unidades da instituição (potencializado pelos recentes investimentos do Ministério da Educação nos sistemas da UFRN e IFES Cooperadas), bem como avançou em seu processo piloto de implantação do sistema Super.br, que deverá substituir os módulos de Memorando e Protoloco do SIPAC da UFPI.
Já a Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI), atuando neste momento em parceria com a STI, continua trabalhando com maneiras eficientes para gerir os processos de comunicação e fluxos de informações, buscando o maior alcance interno e externo.
Neste último mês, a CCI realizou um trabalho intensivo em relação a estruturação, a criação e a edição de conteúdo nas páginas para o novo portal institucional, visando uma distribuição de informações de fácil acesso para os usuários. Para tais atividades serem realizadas, aconteceram reuniões com as pró-reitorias e órgãos suplementares envolvidos no processo, para que todas as demandas sejam atendidas. Algumas páginas já foram disponibilizadas no novo portal, a saber: Transparência, Editais, Concursos, Pregões, Retomada integral e segura, Botões da página, CCI, PROGEP, PRAE, PRAD, PROPOPI, Ouvidoria e Governança.
O setor também participou da realização/operacionalização de estratégias para realizar a migração integral dos novos conteúdos para o novo site, abordando divulgações nas redes sociais oficiais da instituição e no site antigo, assim também como a apresentação do portal para diversas unidades, entre elas a Reitoria, em reunião onde também foi demonstrada a plataforma Central de Serviços.
Com o aumento da demanda e a necessidade de maior interação com a STI, a CCI passou a ocupar novo espaço físico, mais adequado à sua realidade atual no bloco/espaço de Ciências da Saúde a exemplo da Superintendência.
O Plano de Risco do setor e também treinamentos internos sobre o Manual de Redação, inserção de conteúdo no site e criações gráficas em softwares foram algumas ações deste mês de agosto, que somadas à gravação e edição de vídeos sobre as plataformas virtuais disponibilizadas pela Biblioteca Central da UFDPar e a Publicação do Painel Epidemiológico da UFDPar, bem como a sinalização com cartazes do Espaço de Ciência da Saúde e também a criação do projeto de maquete em 3D para a sala da Procuradoria Federal junto à UFDPar, demandaram importante parcela de tempo da equipe.
Através do módulo de gerência da Central de Serviços, esta CCI contabilizou mais de 100 Postagens no site, 50 Postagens nas Redes Sociais (excetuando os mais de 72 Stories), 13 Criações gráficas e 10 Criações de Textos.