Notícias

PROTIC divulga as principais atividades realizadas no mês de outubro

publicado: 16/10/2022 14h00, última modificação: 23/11/2022 11h04

 

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFDPar agora é Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC). A mudança ocorreu neste mês de outubro através da Resolução CONSUNI Nº 21, de 22 de setembro de 2022, com vistas ao melhor atendimento das necessidades de tomada de decisão no setor de TIC e em reconhecimento da área de Tecnologia da Informação e Comunicação como área fundamental e estratégica no contexto de transformação digital em que as instituições estão inseridas hoje.

Com a mudança, a Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) que vinha sendo informalmente coordenada pela Superintendência de TI por ausência de servidores efetivos na unidade, foi oficialmente integrada à PROTIC, e terá ainda (futuramente) a missão de apoiar a geração de conteúdos audiovisuais para as áreas fins e meio da instituição, com foco nos estudos para apoio aos docentes no uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, adotando Análise de Aprendizagem e Sistemas de Recomendação de Conteúdos.

Ainda em outubro, a PROTIC debruçou-se em atividades referentes a 17 processos de compras distintos da instituição, que correm em paralelo. O mais urgente deles que está relacionado a baterias de nobreak para substituição de baterias defeituosas, tendo em vista a total ausência de estoque, foi finalizado e a entrega dos itens está prevista para o início de novembro. Os processos de licitação para implantação dos Sistemas SIG e para implantação de Links de dados para as unidades fora de sede são outros dois importantes processos que estão em fase avançada.

Houve ainda avanço no processo de adesão aos serviços da RNP através da configuração dos servidores responsáveis pela integração do ambiente da UFDPar e a CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), restando tão somente a homologação por parte da Rede Nacional de Pesquisa para ingresso na comunidade e início da fase de testes.

Além disso, realizamos estudos sobre o fluxo de dados na rede interna da UFDPar, com a geração de gráficos criados pela Diretoria de Sistemas e Infraestrutura de TIC, a fim de identificar possíveis gargalos que tornam o acesso do usuário final mais lento. Atrelado a isso, também realizamos um estudo técnico baseado em levantamento da qualidade do sinal wireless institucional pelo Campus, a fim de aperfeiçoar a disponibilidade e acesso à internet para a comunidade acadêmica.

Quanto ao parque computacional da UFDPar, recebemos 23 novas máquinas adquiridas em setembro, e conseguimos recuperar outras outras 33 após remanejamento de peças entre os equipamentos considerados inicialmente como inservíveis, beneficiando nosso estoque de PCs e revitalizando nossa capacidade de atendimento às demandas da UFDPar.

Com o apoio dos novos bolsistas, a PROTIC disponibilizou ainda tutoriais em vídeo e em PDF no novo portal institucional (acesse aqui) para a comunidade acadêmica, sobre o uso de diversos serviços presentes na Central de Serviços.

Já no tocante a Sistemas, a UFDPar lançou mais um sistema, o de “Processo Seletivo Complementar” (acesse aqui), para apoiar projeto da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação quanto ao preenchimento de vagas ociosas do SISU. O sistema já está disponível e as inscrições iniciaram-se neste dia 31 de outubro com aproximadamente 700 candidaturas já nas primeiras 10 horas no ar. E iniciaram-se também as inscrições no III SIEPEX, através do sistema (acesse aqui) lançado exclusivamente para promover o evento, gerenciando as inscrições e a certificação de seus participantes.

Devido a alta complexidade do projeto SUPER.gov.br, prorrogamos junto à Dataprev, a POC (Prova de Conceito) para até o dia 15/12/2022, a fim de vencermos as etapas de análise da adequação da realidade da UFDPar ao novo conceito de sistema que deverá substituir o módulo de protocolo do SIPAC UFPI, e avançamos nos testes de vários tipos de processos, levantando dúvidas e sanando-as junto à Dataprev. A previsão inicial é que ao final da prova de conceito a UFDPar já possua um determinado tipo de processo funcionando, como projeto piloto, exclusivamente via SUPER.gov.br.

Já no tocante à Comunicação, a Coordenadoria de Comunicação Institucional realizou um trabalho intensivo na criação de campanha institucional para o Processo Seletivo Complementar 2022.2, visando prover informação de fácil acesso aos alunos, além de realizar gestão junto à imprensa para divulgar maiores informações quanto ao processo seletivo.

Foi realizada ainda a implementação das páginas da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Pró-Reitoria de Administração no novo site institucional, ambas já disponíveis para o público.

Ainda sobre o site, foram construídos/padronizados novos modelos dos organogramas das unidades para disponibilização em breve na página de cada unidade.

Adicionalmente, a CCI concluiu o planejamento do projeto de divulgação das atividades das Pró-Reitorias, como forma de prestar contas à sociedade das inúmeras realizações que por vezes não são tão bem divulgadas quanto deveriam pelo excesso de demandas acumuladas nos setores, sendo este de fato um dos principais papéis desta Coordenação (apoiar nos processos de divulgação e publicidade das ações).

Por fim, a CCI realizou ainda uma exposição sobre o Brasão de Armas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A exposição encontra-se aberta à visitação no Centro Administrativo, na galeria da PROGEP. Ela apresenta as insignias e símbolos heráldicos que representam oficialmente a instituição e a sua simbologia com o objetivo de apresentar a comunidade universitária. A iniciativa é uma das ações no processo de consolidação da marca institucional, além de buscar a humanização dos corredores e espaços do Campus.

A PROTIC permanece empenhada em atender as demandas atuais e planejar demandas futuras visando superar os desafios impostos com estratégia, planejamento e muito trabalho em prol das realizações da UFDPar e do crescimento intelectual e profissional de nossos discentes.