Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é um programa que visa proporcionar ao bolsista, orientado por um(a) pesquisador(a) qualificado(a), a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Objetivos
✓ Contribuir para a formação e inserção de recursos humanos em atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação.
✓ Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.
✓ Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.
✓ Proporcionar ao(à) bolsista a aprendizagem das metodologias decorrentes da pesquisa tecnológica, bem como estimular a criatividade e o desenvolvimento de um produto tecnológico.
Duração e valor da Bolsa
A vigência de uma bolsa é de 12 meses, caso seja implementada a partir do primeiro mês de vigência, com início em agosto.
O valor atual das bolsas PIBIC custeadas com recursos da UFDPar é de R$ 700,00. As bolsas do CNPq seguem valor que consta na Tabela de valores de bolsa no país, disponível no site do CNPq.
Para ser bolsista
✓ Ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação da UFDPar, com o período de conclusão do curso sendo compatível com o período de vigência deste Edital. ✓ Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.
✓ Não deve possuir, durante a vigência da bolsa, vínculo empregatício, devendo dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.
✓ Caso seja bolsista do PIBIC, não receber outra modalidade de bolsa, exceto bolsa de assistência estudantil e estágio acadêmico não-obrigatório, desde que haja aval do(a) orientador(a).
✓ Não ter pendências, sem a devida justificativa, em qualquer programa executado pela PROPOPI.
✓ Ser indicado(a) pelo(a) orientador(a), desde que atenda ao perfil compatível com as atividades previstas no plano de trabalho.
Como Participar
Por meio de editais que são publicados periodicamente, acompanhe aqui.
Etapas do PIBITI
Inscrição do projeto e dos planos de trabalho pelo Orientador;
Seleção dos projetos;
Indicação dos bolsistas pelo Orientador;
Implementação de bolsas;
Apresentação de resultados por meio de relatórios e participação no Integra UFDPar.
Contato
Coordenadoria de Inovação e Propriedade Intelectual
E-mail: propopi.cipi@ufdpar.edu.br