Competências

As competências mencionadas foram retiradas da Resolução CONSUNI nº 41/2023, de 20 de março de 2023.

Compete ao Pró-Reitor

  • Assessorar diretamente o Reitor na gestão estratégica e tática institucional no que diz respeito ao planejamento, orçamento e modernização administrativa no âmbito da Universidade, bem como oferecer subsídios necessários à tomada de decisão.

Compete a Secretaria Administrativa da Pró-Reitoria

  • Assistir diretamente o(a) Pró-Reitor(a), realizando atividades de apoio administrativo e consultivo; 
  • Responder o fluxo de informações da secretaria da PROPLAN; 
  • Realizar os despachos e fluxo de processos; 
  • Organizar os arquivos e os documentos do gabinete; 
  • Organizar a agenda do(a) Pró-Reitor(a); 
  • Organizar e secretariar reuniões conduzidas pela Pró-Reitoria; 
  • Realizar, com o apoio das subunidades, o levantamento patrimonial da PROPLAN;
  • Responder pelo planejamento de viagens, diárias e outras demandas do(a) Pró-Reitor(a), Procurador Institucional, Diretores e Coordenadores; 
  • Desempenhar outras funções relacionadas à secretaria administrativa.

Compete a Procuradoria Educacional Institucional

  • Exercer interlocução permanente com todos os órgãos e setores da UFDPar para coletar e sistematizar os dados referentes ao Censo da Educação Superior, no Cadastro e-MEC e nos processos regulatórios correspondentes, bem como pelos elementos de avaliação, incluídas as informações necessárias à realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE; 
  • Manter atualizados, no Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC), ou em qualquer outro que venha a substituí-lo, os dados gerais da instituição, as instalações, dados cadastrais do dirigente, docentes, coordenadores de curso, dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o relatório de auto avaliação, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação, o plano de desenvolvimento institucional (PDI), o Regimento Geral (quando estiver disponível), os cursos de graduação presenciais e à distância (quando for o caso), os locais de ofertas dos cursos, as disciplinas, os alunos, e quaisquer outras informações demandadas; 
  • Protocolar e acompanhar os autos dos processos no Sistema e-MEC, referentes à autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, credenciamento, recredenciamento e aditamentos da instituição, obedecendo à legislação e prazos vigentes do MEC, sob a orientação dos órgãos envolvidos dando ciência do andamento dos processos aos mesmos; 
  • Divulgar, no âmbito da UFDPar, informações e atualizações sobre a legislação educacional, normativa e regulatória, pertinentes à sua função, atentando-se para prazos, qualidade e regularidade na alimentação de dados; 
  • Dar publicidade aos relatórios gerenciais disponibilizados pelos sistemas sob sua responsabilidade, com o objetivo de sinalizar e/ou propor à administração, ações efetivas referentes ao planejamento e à tomada de decisões; 
  • Propor e realizar ações junto aos cursos de graduação da UFDPar, articuladas à CPA que promovam o acompanhamento e a elevação dos indicadores de avaliação externa - ENADE e avaliação in loco, com vistas a melhor qualidade dos cursos; 
  • Contribuir para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Relatório de Gestão (RG); 
  • Assessorar na definição e sistematização de indicadores e metas de desempenho institucional; 
  • Contribuir, através dos indicadores institucionais, para o aperfeiçoamento contínuo de metodologias, processos e instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação que promovam a eficácia, eficiência e a efetividade administrativa; 
  • Realizar análise de variáveis e indicadores utilizados nos processos de avaliação externa para a melhoria das políticas institucionais.

Compete a Divisão de Informações Institucionais

  • Assessorar o(a) Procurador(a) nos assuntos pertinentes à Procuradoria Educacional Institucional; 
  • Organizar os dados referentes ao Censo de Educação Superior, no Cadastro do e-MEC e nos processos regulatórios correspondentes; 
  • Compilar dados e informações da instituição, das instalações, dados cadastrais do dirigente, docentes, coordenadores de curso, dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA); 
  • Coletar no âmbito da UFDPar, dados, informações e atualizações sobre a legislação educacional, normativa e regulatória, pertinentes à Procuradoria; 
  • Reunir relatórios gerenciais disponibilizados pelo sistema para encaminhar a Procuradoria; 
  • Planejar e desenvolver indicadores e metas de desempenho institucional; 
  • Assessorar com dados estatísticos e informações a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Relatório de Gestão; 
  • Desenvolver e auxiliar com dados estatísticos os indicadores institucionais a fim de promover a efetividade administrativa da UFDPar

Compete à Diretoria de Governança, Integridade e Gestão de Riscos

  • Assessorar o(a) Pró-Reitor(a) no processo de otimização da estrutura organizacional/administrativa da UFDPar; 
  • Coordenar e consolidar relatórios e documentos institucionais; 
  • Apoiar os processos de planejamento institucional baseado em gestão de riscos, atuando para garantir transparência e integridade em todas as áreas da UFDPar; 
  • Apoiar e supervisionar a execução de projetos acadêmicos no âmbito da Instituição;

Compete a Coordenadoria de Planejamento Institucional

  • Coordenar a elaboração do planejamento estratégico da universidade compreendendo o Plano de Desenvolvimento Institucional e seus desdobramentos; 
  • Coordenar o acompanhamento e atualização da estrutura organizacional, incluindo recursos humanos, regimentos, normas e manuais; 
  • Orientar, acompanhar e avaliar as metas anuais das unidades organizacionais; 
  • Compilar as informações para elaboração do Relatório de Gestão da UFDPar, como parte do processo de prestação de contas anual da instituição; 
  • Disseminar a cultura de planejamento na Universidade; 
  • organizar os dados que orientem as ações da administração central e demais órgãos de apoio; 
  • Identificar e realizar levantamentos dos dados institucionais; 
  • Organizar e divulgar periodicamente informações gerenciais; 
  • Manter os dados atualizados e prestar informações institucionais; 
  • Preencher e atualizar os sistemas e plataformas de dados e informações da UFDPar junto a órgãos do Governo Federal; 
  • Gerenciar e manter atualizado o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), o Sistema de Dados Abertos e o Portal da Transparência da UFDPar; 
  • Desenvolver demais atividades de sua competência.

Compete a Divisão de Acompanhamento de Planejamento e Processos Institucionais

  • Assessorar o(a) coordenador(a) de planejamento na atualização das informações institucionais; 
  • Realizar diagnósticos, análises e estruturação dos procedimentos operacionais padrões da instituição; 
  • Participar de forma resolutiva nas questões cotidianas de projetos e processos administrativos no âmbito da instituição; 
  • Compilar as informações dos setores para elaboração dos relatórios internos âmbito da instituição; 
  • Planejar e desenvolver modelos de atualização das informações institucionais com base nas instruções normativas externas; 
  • Manter atualizados os dados dos portais de informações da instituição; 
  • Auxiliar na disseminação da cultura de planejamento na instituição.

Compete a Diretoria de Gestão de Recursos

  • Assessorar o(a) Pró-Reitor(a) no planejamento, coordenação e organização das atividades orçamentárias da universidade, acompanhando todas as fases de discussão e aprovação do orçamento institucional; 
  • Coordenar e consolidar relatórios orçamentários no âmbito da UFDPar; 
  • Orientar a coordenação das demais unidades administrativas da UFDPar no que concerne às atividades relativas à matéria orçamentária; 
  • Instruir as ações de planejamento, direção, organização e controle das atividades operacionais e orçamentárias da instituição; 
  • Orientar o despacho de procedimentos administrativos e o devido encaminhamento dos processos de competência do setor.

Compete a Coordenadoria de Orçamento

  • Assessorar o(a) Pró-Reitor(a) no que tange à política orçamentária da Instituição, em especial a elaboração da Proposta Orçamentária anual, do Orçamento Interno da UFDPar e suas alterações, bem como o acompanhamento da Legislação Orçamentária; 
  • Assessorar a Pró-Reitoria e as demais unidades administrativas da UFDPar no que concerne às atividades relativas à matéria orçamentária; 
  • Realizar as atividades de execução orçamentária no âmbito da UFDPar, relativos ao monitoramento da execução orçamentária; elaboração dos relatórios e demonstrativos oriundos da execução orçamentária; solicitação de orçamento aos órgãos competentes; 
  • Controlar a utilização de saldos orçamentários, reservas e recursos extra orçamentários; 
  • Disponibilizar as informações orçamentárias necessárias à elaboração do Relatório de Gestão; 
  • Desenvolver demais atividades de sua competência

Compete a Divisão de Planejamento, Execução e Acompanhamento Orçamentário

  • Auxiliar o(a) Coordenador de Orçamento no que diz respeito à política orçamentária da Instituição, na observação e cumprimento dos prazos orçamentários, em especial na elaboração da Proposta Orçamentária anual, do Orçamento Interno da UFDPar e suas alterações, bem como o acompanhamento da Legislação Orçamentária; 
  • Auxiliar a Coordenadoria de Orçamento nas orientações à Pró-Reitoria de Planejamento e às demais unidades administrativas da UFDPar no que concerne às atividades relativas à matéria orçamentária; 
  • Auxiliar o Coordenador de Orçamento a realizar as atividades de execução orçamentária no âmbito da UFDPar, bem como ao monitoramento da execução orçamentária, elaboração dos relatórios e demonstrativos oriundos da execução orçamentária e solicitação de orçamento aos órgãos competentes; 
  • Auxiliar o Coordenador de Orçamento no controle da utilização de saldos orçamentários, reservas e recursos extraorçamentários; 
  • Disponibilizar as informações orçamentárias necessárias à elaboração do Relatório de Gestão; 
  • Desenvolver demais atividades de sua competência.

Compete a Coordenadoria de Contratos e Convênios

  • Assessorar a elaboração de projetos acadêmicos, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica, com vistas à formalização de acordos, convênios, parcerias, cooperação, termos de descentralização e demais instrumentos jurídicos com entidades públicas e privadas, que promovam o cumprimento dos objetivos institucionais da UFDPar, em consonância com a legislação vigente. 
  • Coordenar as ações de planejamento, direção, organização e controle das atividades operacionais; 
  • Normatizar os procedimentos administrativos e o devido encaminhamento dos processos de competência do setor; 
  • Orientar e/ou proceder às adequações necessárias às minutas dos instrumentos legais a serem celebrados, conforme solicitação do Diretor e/ou do Pró-Reitor de Planejamento; 
  • Dar publicidade aos instrumentos legais celebrados pela UFDPar; 
  • Mediar as relações entre a UFDPar e fundações de apoio; 
  • Elaborar relatórios em atendimento ao Diretor e/ou do Pró-Reitor de Planejamento e às Auditorias Interna e Externa; 
  • Orientar a prestação de contas referentes aos instrumentos firmados, observados os prazos, os documentos comprobatórios e encaminhamentos necessários; 
  • Desempenhar outras atribuições inerentes à natureza do cargo.

Compete a Divisão de Acompanhamento e Execução de Contratos e Convênios

  • Auxiliar o Coordenador de contratos e Convênios a assessorar a elaboração de projetos acadêmicos, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica, com vistas à formalização de acordos, convênios, parcerias, cooperação, termos de descentralização e demais instrumentos jurídicos com entidades públicas e privadas, que promovam o cumprimento dos objetivos institucionais da UFDPar, em consonância com a legislação vigente; 
  • Auxiliar as ações de planejamento, direção, organização e controle das atividades operacionais; 
  • Prestar auxílio na normatização de procedimentos administrativos e o devido encaminhamento dos processos de competência do setor; 
  • Auxiliar a Coordenadoria de contratos e Convênios a orientar e/ou proceder às adequações necessárias às minutas dos instrumentos legais a serem celebrados, conforme solicitação do Diretor e/ou do Pró-Reitor de Planejamento; 
  • Dar publicidade aos instrumentos legais celebrados pela UFDPar; 
  • Mediar as relações entre a UFDPar e fundações de apoio; 
  • Elaborar relatórios em atendimento ao Coordenador de contratos e Convênios, ao Diretor e/ou do Pró-Reitor de Planejamento e às Auditorias Interna e Externa; 
  • Orientar a prestação de contas referentes aos instrumentos firmados, observados os prazos, os documentos comprobatórios e encaminhamentos necessários; 
  • Desempenhar outras atribuições inerentes à natureza do cargo.

Compete à Coordenadoria de Integridade e Gestão De Riscos

  • Assessorar na gestão, promoção da cultura ética e da integridade institucional focada nos valores e no respeito às instruções normativas e nos princípios da Administração Pública;
  • Realizar o fortalecimento da integridade institucional por meio de decisões motivadas no autoconhecimento e diagnóstico de vulnerabilidades da instituição; 
  • Promover orientações de padrões de comportamento com os agentes públicos no relacionamento com cidadãos, setor privado e grupos de interesses para o alcance de políticas específicas; 
  • Disponibilizar informações para a sociedade com atuação transparente, conforme as legislações vigentes de forma resolutiva no âmbito da instituição; 
  • Identificar, monitorar e avaliar o tratamento dos riscos da instituição de forma contínua em consonância com o planejamento da UFDPar; 
  • Auxiliar na capacitação dos agentes públicos para gestão de riscos de forma contínua em todos os níveis da instituição.