Notícias

Saúde mental

publicado: 18/01/2023 09h38, última modificação: 02/02/2023 17h32

 

  @janeirobarncomodelo1.png

Vamos falar sobre saúde mental? Você conhece o Janeiro Branco e a sua importância na atualidade?

O Janeiro Branco é um movimento social voltado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade e em 2023, o tema do Movimento Janeiro Branco é: A VIDA PEDE EQUILÍBRIO! O objetivo principal da Campanha é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Com as inúmeras mudanças ocorridas nos últimos tempos, a dinâmica da vida dos indivíduos foi alterada radicalmente, tendo repercussões negativas drásticas à saúde mental de uma parcela significativa da sociedade. A Pró Reitoria de Pessoas(PROGEP), através da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e a Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho ( DQVT), elaborou uma série de dicas que podem ser acessadas: UFDPar.edu.br

Em 2023 a campanha Janeiro Branco faz 10 anos de existência na luta pela disseminação da cultura de Saúde Mental. Assim, nós da PROGEP/CDP/DQVT preparamos um material que trata deste assunto de extrema relevância para a saúde e bem estar de todos. Cuide-se! Janeiro branco: Saúde mental pede equilíbrio!

Acesse o E-book Janeiro Branco

 Confira abaixo indicações de podcast e filmes que abordam temática da saúde mental, assim como dicas para a sua preservação e redes de apoio:

PODCASTS

1.COMO CUIDAR MELHOR DA SUA SAÚDE MENTAL”

  • Nesse podcast é abordado sobre a saúde mental e como você pode identificar um possível burnout, ouvindo os sinais do seu próprio corpo.

2.“PARA DAR NOME ÀS COISAS”

Nesse podcast a jornalista e escritora Natália Sousa aborda a temática da saúde mental, dando ênfase às questões relacionadas à autocobrança, medo de fracassar, busca pela perfeição e excesso de comparação.

3. “A LOUCURA NOSSA DE CADA DIA”

O podcast é conduzido pelo psicanalista Guilherme Facci, são abordados temas como neuroses, paixões, medos, trabalho, relacionamento, autossabotagem, sofrimentos e angústias da vida cotidiana.

4. “ELEFANTES NA NEBLINA”

Os elefantes na neblina nasceram com uma conversa entre 3 amigos no início da pandemia em 2020. Um mundo em constante mutação, buscando jogar alguma luz sobre assuntos grandes, muitas vezes incômodos, conversando sobre o que é ser um humano em nossos curiosos e complexos tempos.

FILMES

1.png 1. NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA (2015)

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires)  propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e a lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

2.png 2. POR LUGARES INCRÍVEIS (2020)

O enredo de Por Lugares Incríveis acompanha Violet Markey (Elle Fanning) e Theodore Finch (Justice Smith), que têm suas vidas transformadas para sempre quando se conhecem. Juntos, eles se apoiam para curar os estigmas emocionais e físicos que adquiriram no passado.

3.png 3. UMA MENTE BRILHANTE (2001)

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

4.png 4. BICHO DE SETE CABEÇAS (2001)

O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois vai ficando próxima de um limite, e o pai decide internar o filho em um manicômio, local em que o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.

5.png  5. TUDO BEM NÃO SER NORMAL (2020)

Tudo Bem Não Ser Normal conta a história de Moon Kang Tae (Soo-hyun Kim), um agente comunitário de saúde de uma ala psiquiátrica que não tem tempo para amar, e Go Moon Young (Ye-ji Seo), uma sucedida autora de livros infantis que sofre de transtorno de  personalidade anti-social e nunca conheceu o amor. Depois de se conhecerem, os dois lentamente começam a curar as feridas emocionais um do outro.

DICAS DE LEITURA

  • A arte de ser leve (Léia Pereira)
  • A coragem de ser você mesmo (Brené Brown)
  • A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga)
  • Maria Quer o Mundo (Manoel Ricardo de Lima)
  • As coisas que você só vê quando desacelera: Como manter a calma em um mundo frenético de Haemin Sunim (Autor), Rafaella Lemos (Tradutor)

DICAS QUE PRESERVAM A SAÚDE MENTAL

  • Praticar exercícios físicos e hobbies terapêuticos como relaxamento, meditação, técnicas de respiração e outros, podem ajudar a manter foco e consciência no estado presente, evitando pensamentos ansiosos acerca de aspectos e situações futuras das quais não se pode ter controle;

Onde meditar?

Escolha um local tranquilo para sentar-se, definindo um espaço da sua casa que seja tranquilo e que você goste de ficar, onde não haja muitas distrações. Inicialmente é importante escolher o mesmo local, para que seu corpo crie o hábito de meditar com mais facilidade. Fique bem confortável, sentado em uma cadeira ou no chão.

Meditar.png
Fonte: google imagens

Respire!

Inicie focando a sua atenção à sua respiração, sem alterar seu fluxo de nenhuma forma, - respirando mais profunda ou lentamente – apenas observe como está respirando. Observe a temperatura do ar na ponta do seu nariz enquanto você inspira, e quando expira. Sua respiração é uma âncora que irá mantê-lo no momento presente à medida que você a observa.

 

Dicas de aplicativos de meditação 

AURA.png Aura - Se baseia no estado emocional e em algumas perguntas feitas ao usuário, propondo meditações para enfrentar estes estados, reduzindo o estresse e tornando-os mais positivos.

Lojong.png Lojong - O app permite ao usuário acompanhar o seu progresso e a enfrentar a rotina de uma forma mais relaxada. 

  • Autoconhecimento, saber identificar sentimentos e lidar com essas demandas de forma consciente e auto reflexiva é importante para um maior conhecimento de si;

autoconhecimento.png

  • Vínculos sociais profundos;

profundos.png

  • Espiritualidade saudável;

 espiritualidade.png

  • Contato com a natureza e momentos de lazer;

 lazer.png

  • Psicoterapia;

 Psicoterapia;.png

  • Leia livros, assista a produções audiovisuais que despertem o seu interesse, faça e consuma arte. Através desses meios o indivíduo descobre a si e ao mundo, o enxerga de outra ótica, cria hobbies e passatempos agradáveis para si, viver artisticamente e culturalmente também é uma forma importante de preservar a saúde mental.

livros.png   audiovisual.png

CANAIS DE APOIO

1. Procure o SEP

    O Serviço Escola de Psicologia da UFDPar, que fica localizado no prédio da universidade oferece atendimento aos discentes e funcionários da instituição, bem como a população em geral, e conta com atendimentos em caráter de urgência que são pontuais e sem necessidade de passar por processo de triagem; e também oferece atendimento continuado, a partir do processo de triagem de casos que é realizado na própria clínica.

    2. Rede de serviços externa

    • CAPS: Os Centros de Atenção Psicossocial são dispositivos públicos voltados para o atendimento de pessoas que se encontram em sofrimento psíquico ou que tenham algum transtorno mental, incluindo aqueles decorrentes do uso de álcool e outras substâncias. Endereço: BR-343, 2856 - Catanduvas, Parnaíba - PI, 64206-260

    • Unidades Básicas de Saúde UBS (o postinho): Nas UBS são desenvolvidas atividades de prevenção e promoção de saúde mental, bem como acolhimento, acompanhamento psicológico e desenvolvimento de grupos. Para realizar esse atendimento deve-se procurar a Unidade do seu bairro.

    • Centro de Valorização da Vida (CVV): Disponível 24 horas por telefone no número 188, e no seguinte horário por chat: Dom - 17h à 01h, Seg a Qui - 09h à 01h, Sex - 15h às 23h, Sáb - 16h à 01h.

    • Clínica Escola de Psicologia UNINASSAU: Atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os atendimentos são individuais. Das 8h às 20h, de segunda a sexta. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (86) 99418 2822 ou de forma presencial, a clínica-escola da Faculdade UNINASSAU Parnaíba é localizada na BR 343, km 7,5, nº 4278, Bairro Catanduvas.

    • Projeto Reviver: o projeto oferece atendimento psicológico às pessoas que apresentam o comportamento suicida, autolesão e acompanhamento às pessoas enlutadas por suicídio. É necessário o agendamento prévio através do contato (86) 99503-2563. O atendimento ocorre em horário comercial: 9h às 12h e de 14 às 18h.

    • Projeto Minutos Pela Vida: Trata-se de um projeto do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), que fornece para a população um serviço de atendimento psicológico que trabalha a melhoria da saúde mental da população adulta e idosa do estado. É um serviço de atendimento gratuito que funciona de segunda à sexta-feira nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h. Contato: 0800 280 2882

     fique atento.png