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Vivências Interdisciplinares: A Importância das Visitas Técnicas na Formação Médica
A interface entre o meio ambiente e a saúde humana configura-se como um campo estratégico e multidimensional na formação médica contemporânea, sobretudo diante de desafios como as desigualdades sociais, a degradação ambiental, a precariedade da infraestrutura sanitária e os efeitos das mudanças climáticas globais.
Atenta a essa realidade, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) vem se destacando pela inclusão de abordagens interdisciplinares no processo formativo de seus estudantes. Mesmo antes da aprovação e homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Medicina, a instituição já ofertava em sua grade curricular a disciplina optativa “Meio Ambiente”, demonstrando um compromisso com uma formação médica integral e atualizada.

Alunos do curso de Medicina
Ministrada pelo professor Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque (Geógrafo), em parceria com a professora Laise Cajubá Almeida Britto (Médica), a disciplina busca integrar o conhecimento médico às questões ecológicas que influenciam diretamente o processo saúde-doença. Essa integração se concretiza especialmente por meio das atividades práticas de visitas técnicas, que proporcionam aos estudantes experiências reais em campo, fundamentais para o desenvolvimento de uma visão crítica e ampliada sobre a saúde coletiva.
Com o apoio da Administração Superior da UFDPar, por meio da Prefeitura Universitária (PREUNI), essas vivências têm potencializado o aprendizado e promovido uma aproximação significativa entre os futuros médicos e os territórios e comunidades impactados por problemáticas ambientais concretas.
Mais do que uma atividade complementar, as visitas técnicas se consolidam como um espaço de reflexão e construção de saberes, permitindo aos discentes compreenderem, de forma prática e sensível, como os fatores ambientais influenciam a qualidade de vida e o bem-estar das populações.
Dessa forma, o Curso de Medicina da UFDPar reafirma seu compromisso com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, voltada às demandas reais da sociedade e em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), preparando profissionais capazes de atuar com responsabilidade social e consciência ambiental.