Notícias

UFDPar participa de treinamento regional dos Comitês de Ética em Pesquisa

publicado: 27/08/2024 09h58, última modificação: 27/08/2024 14h59

Nos dias 19 e 20 de agosto, a Universidade de Fortaleza - UNIFOR sediou o Treinamento Regional dos Comitês de Ética em Pesquisa. O evento teve como objetivo gerar melhorias contínuas e o aprimoramento do Sistema CEP/Conep, discutindo temas relevantes à atuação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), além de promover uma maior aproximação da Conep com CEPs, Representantes de Participantes de Pesquisa (RPPs), pesquisadores, instituições e demais interessados.

Foto: Keiko Yoshioka (Coordenadora do CEP-UFDPar), Laís Bonilha (Coordenadora da CONEP), Luciana Saraiva (Coordenadora do CEP-UESPI), Janaína (Membro do CEP-UFPI/Picos-PI)

O evento contou com a participação de CEPs de diversas instituições, incluindo universidades, hospitais e outras organizações não acadêmicas. Entre os participantes, esteve presente a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Profª Drª France Keiko Nascimento Yoshioka, que pode compartilhar sua experiência e conhecimento, e se aprimorar sobre temas polêmicos e questões rotineiras enfrentadas pelos comitês.

Foto: Ana Lúcia Paduello (Coordenadora adjunta da CONEP), Aldaíza Ribeiro (membro Ad hoc da CONEP), Keiko Yoshioka (Coordenadora do CEP-UFDPar) e Laís Bonilha (coordenadora da CONEP)


Entre os temas abordados no evento, destacou-se a nova Lei nº 14.874, que regula a pesquisa com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Esta lei entrará em vigor a partir de 29 de agosto. Além disso, foram discutidas as diretrizes éticas para pesquisas em ciências humanas e sociais, bem como realizadas conferências sobre autonomia, controle social e a participação em pesquisas. 
Houve também encontros específicos com coordenadores, representantes de participantes de pesquisa e membros avaliadores dos CEPs, que realizaram discussões aprofundadas e trocaram experiências.

Vale destacar que o treinamento foi um marco importante na atualização e aprimoramento das práticas éticas em pesquisa, promovendo um diálogo aberto sobre temas relevantes e desafiadores que fazem parte da rotina dos comitês.