Notícias
UFDPar realiza instalação de Desfibrilador Externo Automático no campus
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por meio do Serviço de Enfermagem e do Serviço Médico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), em parceria com o Projeto de Ensino em Suporte Básico de Vida, realizou a instalação de um Desfibrilador Externo Automático (DEA) no campus, reforçando o compromisso da instituição com a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica.

O equipamento foi instalado na entrada do Bloco 19, próximo ao Serviço Escola de Psicologia e à Clínica Escola de Fisioterapia, locais que recebem grande fluxo de estudantes, servidores e usuários externos.
O DEA é um dispositivo essencial em situações de emergência cardíaca, capaz de realizar a desfibrilação procedimento que restabelece o ritmo normal do coração em casos de parada cardiorrespiratória. Seu uso é simples e pode ser operado por pessoas treinadas, oferecendo maior agilidade no atendimento inicial até a chegada de equipes especializadas.
A iniciativa integra as ações da PRAE voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos no ambiente universitário. Além da instalação do equipamento, a universidade vem realizando ações educativas e treinamentos sobre suporte básico de vida, com o objetivo de preparar a comunidade acadêmica para agir em situações de urgência.
COMO USAR O DEA?
1 - Ligue o DEA
2 - Conecte as pás (eletrodos) ao tórax
desnudo da vítima
3 - Encaixe o conector das pás (eletrodos) ao aparelho
4 - Quando o DEA indicar "analisando o ritmo cardíaco, não toque no paciente, certifique-se de que todos se afastem efetivamente.
5 - Se o choque for indicado, • DEA emitirá a frase: " choque recomendado, afaste-se do paciente". Assim, solicite que todos se afastem
6 - Pressionar o botão do choque
7 - Reiniciar as compressões torácicas. A cada
2 minutos, • DEA analisará o ritmo novamente. Se indicar o choque, aplique-o.
Caso contrário, reinicie as compressões
8 - Não desligue o aparelho nem remova as pás até a chegada da equipe de emergência
9 - Coloque a vítima em posição lateral de recuperação