Notícias

UFDPar realiza com êxito primeiro concurso público para cargos de Técnico Administrativo em Educação

publicado: 20/11/2023 15h55, última modificação: 20/11/2023 16h16

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba realizou, no dia 19 de novembro, o primeiro concurso público para os cargos de técnico administrativo em educação (TAE), com a oferta de 66 vagas, distribuídas entre os níveis médio e superior. Em parceria com o Instituto Verbena, banca organizadora do concurso da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG), o concurso transcorreu com êxito e tranquilidade ao longo dos turnos matutino e vespertino.

Foto: Candidatos(as) esperando o início do certame. Créditos: CCI

Recorde de procura por parte dos candidatos, o concurso da UFDPar foi o que obteve o maior número de inscritos – 5.608 inscrições homologadas, frente aos outros quatro concursos que ocorreram simultaneamente no país, realizados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), todos organizados pelo Instituto Verbena (IV/UFG).

Do volume total de inscritos, 1.371 candidataram-se aos cargos de nível superior e 4.237 pessoas inscreveram-se para os cargos de nível médio. Com relação às abstenções, no período da manhã cerca de 20% dos candidatos não compareceu para a realização da prova; já no período vespertino, 18% do total de inscritos absteve-se, sendo este percentual considerado baixo pela banca organizadora.

Fotos: Abertura dos portões. Crédito: CCI

As provas aconteceram na UFDPar pela manhã e, no turno vespertino, na Escola Edison Cunha, no CEEP Liceu Parnaibano, na Unidade Escolar Raimundo José Vieira e no CETI Lima Rebelo, além da própria UFDPar. Ao todo, foram 135 salas utilizadas para a aplicação das provas, envolvendo uma equipe de aproximadamente 500 pessoas auxiliando na organização do concurso, o que conferiu segurança ao certame, a fim de permitir que candidatos e candidatas dos 24 estados federativos presentes pudessem realizar a prova sem quaisquer dificuldades. Destaca-se, neste contexto, a preocupação em garantir que pessoas com deficiência realizassem a prova com todas as suas especificidades atendidas e respeitadas, bem como gestantes e puérperas.

 

Foto: Equipe junto aos banheiros. Créditos: CCI

Sobre a prova

A estrutura das provas, com questões adequadas à realidade do serviço público, provocativas e bem elaboradas, mereceu destaque, conforme a opinião dos candidatos. Para Lucas S., que concorreu nos dois turnos, o certame superou as expectativas pelo nível elevado das questões. Poliana C., que fez as provas no turno matutino, disse que “as questões estavam claras, de fácil compreensão e de acordo com o previsto em edital”. Para Maria Clara, servidora pública do Maranhão, as perguntas específicas estavam de acordo com o contexto do funcionalismo público, o que permitirá à instituição ter em sua equipe administrativa candidatos(as) aprovados(as) cientes de sua responsabilidade.

Fotos: Candidatos realizando as provas. Créditos: CCI

Os locais de prova também contaram com profissionais que prestaram assistência aos diversos públicos, a exemplo dos intérpretes de libras, ledores e transcritores que atuaram junto às pessoas com deficiência auditiva, visual e física. Para José B., candidato com deficiência visual, o suporte dado pelos profissionais correspondeu ao que ele esperava, permitindo que pudesse realizar a prova com segurança. Ainda neste contexto, a candidata Maylla M., que concorreu a uma vaga para Psicóloga, expõe: “precisei trazer minha filha de 5 meses para amamentar e tive todo o suporte para realizar a prova com tranquilidade”.

Fotos: Candidatos com deficiência visual e física. Créditos: CCI

O tempo dedicado para a realização das provas também foi mencionado pelos entrevistados. Pela manhã, quem concorreu às vagas de nível superior teve 04 horas para responder às questões, ao passo que candidatos(as) concorrendo às vagas de nível médio responderam às 50 questões entre 15h10 e 19h10.

 

A UFDPar agradece a confiança e a procura de todas as pessoas que participaram do concurso público, e aguarda a chegada das novas servidoras e dos novos servidores com esperança!

Coordenadoria de Comunicação Institucional