Notícias

UFDPar realiza ações de conscientização sobre doenças no final do ano - Novembro azul e Dezembro Laranja/vermelho

publicado: 12/12/2024 12h49, última modificação: 12/12/2024 12h49

 

 

O final de ano é um período marcado por importantes campanhas de conscientização sobre a prevenção do câncer e outras doenças, com destaque para o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, e as ações que ocorrem em novembro e dezembro. Neste ano, a Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFDPar) tem se destacado por suas ações de conscientização em torno dessas campanhas.

Durante o mês de novembro, a universidade promoveu diversas iniciativas voltadas para o Novembro Azul, focadas na prevenção do câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens. No dia 28 de novembro, a Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFDPar), em parceria com o Estágio em Fisioterapia Preventiva, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, e a Divisão de Atenção à Saúde, realizou a ação “Homem que se cuida, vive melhor: Novembro Azul”. O evento proporcionou orientações sobre cuidados com a saúde masculina, incluindo reflexologia manual, exercícios de mobilidade e flexibilidade, massoterapia e entrega de panfletos informativos sobre a importância da prevenção. O Estúdio Novembro Azul foi montado para que os participantes registrassem sua adesão à campanha com fotos temáticas, que podem ser acessadas aqui.

Em dezembro, a Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFDPar) se engajou em duas campanhas de prevenção. A primeira é o Dezembro Laranja, voltado para a conscientização sobre o câncer de pele, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de próstata. A campanha alerta sobre os cuidados necessários com a exposição ao sol e os sinais de alerta para o câncer de pele, visando reduzir a incidência da doença.

Além disso, a universidade também apoia o Dezembro Vermelho, campanha nacional de conscientização e prevenção ao HIV/AIDS. Essa campanha tem como objetivo informar sobre a importância do diagnóstico precoce e do uso de preservativos, além de combater o estigma e a discriminação relacionadas à doença. A Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFDPar) realiza diversas ações durante o mês de dezembro para disseminar informações sobre a prevenção e o tratamento da HIV/AIDS, buscando promover a saúde e o respeito aos direitos humanos.

Além das campanhas de prevenção, a Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFDPar) mantém seu compromisso com a saúde, oferecendo projetos de extensão e programas de conscientização. Em novembro, foi aprovado o projeto de extensão Oncolótus, da Liga Multiprofissional do Pulmão e Reabilitação (Laper). O projeto visa proporcionar reabilitação oncológica de forma global, contando com a participação de diferentes cursos e profissionais da saúde. Os atendimentos terão início em março de 2025, e atualmente estão em andamento capacitações e a preparação da triagem de pacientes.

Essas ações demonstram o comprometimento da UFDPar com a saúde da comunidade acadêmica e da sociedade, promovendo a conscientização sobre a prevenção de diversos tipos de câncer, além do HIV/AIDS, e incentivando práticas de cuidado à saúde e bem-estar.