Notícias

UFDPar participa do X Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (ENCES)

publicado: 07/11/2025 20h27, última modificação: 07/11/2025 20h27

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) reforçou seu compromisso com a qualidade e a transparência na gestão educacional por meio da participação ativa de sua Procuradora Educacional Institucional (PEI), Profa. Dra. Maria Rejane Lima Brandim, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), no X Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (ENCES), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no período de 4 a 6 de novembro de 2025, em Brasília.

                       

Foto: Profa. Dra. Maria Rejane Lima Brandim, Procuradora Educacional Institucional da UFDPar

O ENCES é o principal fórum de debate sobre as estatísticas e os indicadores que balizam o planejamento e a avaliação da educação superior no Brasil. A presença da UFDPar no encontro, que reúne representantes de instituições de ensino superior de todo o país, sublinha o papel estratégico da instituição, e da PEI/PROPLAN, na coleta e no uso dos dados do Censo para o aprimoramento institucional.

O evento serviu como espaço para discussões que impactam diretamente a atuação das Instituições de Ensino Superior (IES), com foco no aprimoramento das estatísticas educacionais. Foram discutidos aspectos relacionados à forma e conteúdo dos instrumentos de coleta, variáveis e normas do Censo, buscando garantir a integridade, precisão e completude dos dados. Essa é uma área de especial atenção para a PEI/PROPLAN da UFDPar.

Nesta edição do ENCES foram apresentadas as perspectivas para o Censo da Educação Superior com destaque para o Sistema Censup 2025 e as novidades nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O encontro ressaltou também as perspectivas para regulação, supervisão e avalição dos cursos com base no Novo Marco Regulatório para a EAD.

                                                       

Um dos eixos de interesse foi a aplicação dos dados do Censo para promover a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes, além de auxiliar na alocação mais eficiente de recursos, considerando as características regionais e as necessidades específicas das IES, como a UFDPar.

Por ocasião do evento, o MEC colocou a disposição dos participantes uma equipe de técnicos da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) para tirar dúvidas, regularizar processos, auxiliar nas ações de avaliação das IES, que auxiliou a Procuradora Educacional Institucional na condução dos processos institucionais necessários a regularidade dos cursos.

A participação da Procuradoria Educacional Institucional da UFDPar nesses debates é vital, pois permite à universidade e à Pró-Reitoria de Planejamento não apenas se manter atualizada sobre as diretrizes e inovações do INEP, mas também contribuir ativamente para o futuro da estatística educacional, refletindo o compromisso contínuo da instituição com a excelência acadêmica e a gestão de qualidade.

registrado em: ,