Notícias

UFDPar participa de reunião com a Cônsul da Alemanha sobre ações estratégicas em pesquisa e inovação

publicado: 12/01/2024 18h07, última modificação: 12/01/2024 18h35

 

Na nesta quinta-feira (11/01), o Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo, esteve na sede da Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí (ZPE) em Parnaíba-PI, participando de uma reunião com a Cônsul Honorária da Alemanha no Ceará, Piauí e Maranhão, Marlene Pinheiro. A pauta da reunião foi sobre estratégias de fortalecimento da pesquisa e inovação para o desenvolvimento econômico e social do Piauí.

O encontro foi intermediado pela Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí – Investe Piauí e contou com a participação de representantes de órgãos governamentais e instituições de fomento, onde foram apresentadas as potencialidades e os desafios do setor tecnológico, bem como as oportunidades de parcerias e investimentos entre Alemanha e o estado do Piauí. Ao final do encontro, foi realizada uma visita às instalações da ZPE-PI, do polo de H2V, e do distrito tecnológico, onde a comitiva conheceu algumas das startups instaladas no espaço.

O reitor João Paulo definiu a visita da Cônsul como muito especial para o momento, por conta da experiência da Alemanha em áreas que hoje são prioritárias dentro da agenda do Governo do Estado, como energias renováveis, o turismo e a inovação digital. “Nesses três campos, a gente tem possibilidades efetivas de diálogo naquilo que vem se construindo nesses vários encontros” revelou. O reitor colocou a UFDPar a disposição para contribuir com as ações estratégicas, citando trabalhos já executados e em andamento pela Universidade. “Nos colocamos pela universidade à disposição, pois já iniciamos esse trabalho em algumas áreas; hoje, por exemplo, seja via Fundação de Amparo a Pesquisado do Piauí, ou junto a própria FADEX, rodamos projetos junto com o governo do estado na área do turismo, no próprio planejamento junto aos projetos estruturantes do Porto Piauí, mas também junto ao Hidrogênio Verde com um grupo de oito pesquisadores reunidos em um comitê junto à FAPEPI, para refletirmos como estreitamos laços e planejamos estrategicamente esse momento em que nos encontramos”, explanou.

Atualmente, a Alemanha é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no mundo, e tem uma forte presença no mercado de tecnologia da informação. Estreitar os laços do Piauí com este país é fundamental para posicionar nosso estado em áreas tão estratégicas para o futuro.

 

Além do Victor Almeida, Presidente Investe Piauí, também estiveram presentes o Presidente da ZPE, Álvaro Noleto, o Presidente da Gaspisa, Paulo Cardoso, o Superintendente do SPU, João Martins, o VP de Inovação da Investe Piauí, Cristiano Vargas, o Diretor Comercial da ZPE, Victor Augusto, a Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fapepi, Eliciana Vieira, e o Superintendente da Fadex, Antônio Ferreira.