Notícias
UFDPar participa de audiência sobre as Universidades Supernovas no Senado Federal
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) participou, nesta quinta-feira (14/12), de audiência pública da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, com o objetivo de discutir o papel social, econômico, cultural, de inovação tecnológica e produção de conhecimento das universidades federais “supernovas” no interior do País, bem como a estruturação administrativa, o provimento de cargos docentes e servidores técnico administrativos e as necessidades de financiamento dessas instituições federais de ensino superior (Ifes).
Considerando o conjunto de todas as instituições federais de Ensino Superior, são chamadas “Supernovas” as universidades criadas em 2018. O requerimento para realização da audiência foi do senador Wellington Fagundes (MT), e a abertura foi conduzida pelo presidente da Comissão, o senador Flávio Arns (PR).
O Reitor Pro tempore da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, destacou em sua fala no plenário a necessidade de um balanço para construção de estratégias para um projeto de expansão da interiorização do ensino superior no País, considerando as experiências das instituições, em especial as das últimas seis supernovas. “Reafirmo a importância que a gente tenha nesse balanço, de fato, um projeto de consolidação como tivemos anteriormente com as novíssimas, criadas em 2013. É fundamental que se possa expandir, pois as nossas comunidades locais clamam por mais cursos. Em todas as regiões em que nos encontramos, há uma revolução do ponto de vista dessas cidades nos últimos anos, fruto da nossa inserção”, defendeu o Reitor.
João Paulo ressaltou ainda a necessidade de recursos e de uma política forte de permanência estudantil ao explanar que “nas nossas localidades, a permanência é fundamental, visto que chegamos a ter 70% do nosso corpo estudantil em situação de vulnerabilidade”. Por fim, o reitor apontou alguns aspectos de destaque em que a UFDPar vem contribuindo para as áreas da educação, citando o exemplo da Escola de Aplicação e da área da saúde, com a otimização da qualidade de serviços da saúde na região com o curso de Medicina. Evidenciou também a área da economia sustentável, por meio de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade junto ao setor produtivo e comunidades da APA do Delta e região.
Presente na audiência, a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Tânia Mara Francisco, destacou a volta do diálogo e a aproximação do MEC com as 69 universidades federais de todo o País e com as chamadas Supernovas. “Com as supernovas, em especial, tivemos reuniões específicas junto aos reitores dessas instituições, que começaram a funcionar entre 2018 e 2019. É um projeto de implantação firmado na experiência do que são essas instituições em seu contexto regional mediante a necessidade da interação com o entorno, da criação e ajustes dos cursos perante as necessidades e demandas da região. Sabemos que o crescimento da universidade, a ampliação do número de alunos e de cursos vão trazendo um desenvolvimento diferente para a região”, relata Tânia Mara.
Também participaram da audiência Analy Castilho Polizel de Souza, Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); Roselma Lucchese, Reitora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT); Américo Nunes da Silveira Neto, reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ); Airon Aparecido Silva de Melo, reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE); e Airton Sieben, Reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Assista a audiência pública aqui.
Coordenadoria de Comunicação Institucional da UFDPar, com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e Agência Senado.
Créditos: Assessoria de Comunicação Social do MEC.