Notícias

UFDPar monitora presença de plástico marinho na APA do Delta do Parnaíba

publicado: 17/11/2023 11h39, última modificação: 17/11/2023 11h39

O projeto de monitoramento do macro e micro plástico marinho na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba realizou coleta de material no dia 10 de novembro de 2023, através do Laboratório de Ictiologia e do Laboratório de Bioecologia Pesqueira da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), que são coordenados pelos professores do Curso de Engenharia de Pesca, Edna Cunha, doutora em Ciências Biológicas na área de Zoologia, e por Cezar Fernandes, doutor em Recursos Pesqueiros e Aquicultura.

Equipe dos laboratórios

As análises realizadas por unidades de áreas, permitem classificar qualitativamente e quantitativamente, ou seja, identificar em que áreas da APA existe a maior presença de plásticos e as variáveis de interferência ocasionadas por ações como chuvas e ventos. O trabalho permitirá ainda a geração de um relatório com dados para nortear políticas públicas, como identificar os agentes poluentes, limpezas de praias e pensar em multas e taxações.

Mapeamento e análise das áreas

De difícil biodegradação, o plástico vai-se deteriorando e partindo em pedaços mais pequenos, como os microplásticos e os nanoplásticos, que entram na nossa cadeia alimentar e impactam a nossa saúde e a do planeta. Estima-se que, anualmente, 1,2 a 2,4 milhões de toneladas de plástico chegam ao mar através dos rios, segundo dados da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) e Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

 

O projeto está inserido em uma colaboração em rede com o projeto de Monitoramento dos materiais poliméricos coletados em ambiente marinho e suas reciclagens por meio de tecnologia química, de reuso e de reprocessamento (CNPq/MCTI FNCDT CT-Petro N.43 2022), com a coordenação geral do professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edivani Muniz, Doutor em Ciências na área de Físico-Química, em colaboração com a professora da UFDPar, Durcilene Silva, doutora em Química Inorgânica.

Coordenadoria de Comunicação Institucional da UFDPar