Notícias

UFDPar lidera missão de conhecimento ao Centro H2V na Universidade Federal de Itajubá

publicado: 05/03/2024 11h05, última modificação: 29/04/2024 11h16

Em missão coordenada pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o Reitor João Paulo Sales Macedo e o Prof. Dr. Josenildo Souza e Silva visitaram, no dia 04 de Março, o Centro H2V da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Em busca de conhecimentos e parcerias na área do hidrogênio verde, a UFDPar e um grupo de pesquisadores do Núcleo de Altos Estudos de Energias Renováveis do Piauí, composto por Francisco de Assis da Silva Mota (UFRN), Ciro Gonçalves e Sá (FAPEPI), Antonio Bruno de Vasconcelos Leitão (UFPI), Gilvan Moreira da Paz (IFPI), Wilson Rosas de Vasconcelos Neto (IFPI), ⁠Juan de Aguiar Gonçalves (UESPI), Daniel Pinheiro Guimarães (H2NH3.TECH), Thadeu Dufrayer (INVESTE Piauí) e Ribeiro Júnior (FADEX), puderam dialogar sobre as possibilidades e experiências exitosas no campo das energias renováveis.

Foto: Grupo de pesquisadores em visita ao Centro H2V. Crédito: Assessoria UNIFEI

No primeiro centro de pesquisas em hidrogênio verde do Brasil, localizado na cidade de Itajubá (MG), os visitantes conheceram como o local estuda o uso de hidrogênio verde em processos industriais, na geração de energia elétrica e na mobilidade urbana, como em ônibus. De acordo com o Reitor João Paulo, conhecer o Centro H2V influencia no amadurecimento das ideias e projetos no campo da produção e uso de hidrogênio, permitindo desenvolver temas energéticos e contribuir para tornar o estado do Piauí uma referência na produção dessa energia limpa e renovável. 

"Viemos conhecer esse centro que possui uma cadeia de produção em pesquisa, experimentação e motores que já funcionam com essa energia. Aqui, observamos as experiências e seus desdobramentos, para que possamos intercambiar ideias e soluções para a implantação do que está sendo desenvolvido para as universidades", afirma. Para o Reitor, o compromisso da UFDPar é redobrado, levando em consideração o fato de "estarmos em uma área de proteção ambiental, onde a responsabilidade ambiental, social e cultural deve estar presente em todos os projetos desenvolvidos. Desta forma, o hidrogênio verde representa uma oportunidade significativa para o Piauí avançar em direção a uma economia mais sustentável e alinhada com as metas climáticas globais".

Foto: Grupo de pesquisadores em visita ao Centro H2V. Crédito: Assessoria UNIFEI

No Piauí, prevê-se a instalação de 3 HUBs de hidrogênio verde, um deles localizado no Porto Piauí, em Luís Correia, área de abrangência e estudos da UFDPar. Saiba mais em: UFDPar presente no lançamento de projetos de hidrogênio verde.

registrado em: