Notícias
UFDPar investe em melhorias nos Laboratórios de Ensino
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e da Divisão de Laboratórios de Ensino (DLAE), anunciou uma série de ações voltadas para a modernização e o fortalecimento das atividades acadêmicas realizadas em seus laboratórios.
Desde 2023, a administração superior tem empreendido esforços para superar as condições precárias que comprometiam o funcionamento desses espaços, garantindo não apenas a continuidade, mas também a qualidade no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Entre as medidas adotadas, destaca-se a contratação de seis novos técnicos, dobrando o número de profissionais atuantes de seis para doze. Além disso, foi firmada a contratação de uma empresa especializada em manutenção e realizada a aquisição de diversos materiais e equipamentos, por meio de processo licitatório, totalizando um investimento de R$ 141.970,81.
Foram adquiridos, entre outros itens: 30 microscópios, 30 micropipetas, 3 destiladores, 1 bomba de vácuo, 9 lupas, 1 máquina de gelo, 2 agitadores, 2 estufas, 4 eletrodos, 1 banho-maria, 1 balança, 2 autoclaves, 4 esfigmomanômetros, 4 estetoscópios e 1 cabine de segurança biológica.
A manutenção especializada também permitiu recuperar importantes equipamentos, que voltaram a estar em pleno funcionamento, como: 1 espectrofotômetro, 2 centrífugas, 2 microcentrífugas, 2 estufas de secagem, 3 balanças de precisão, 1 chapa aquecedora, 1 termociclador, 1 fonte de eletroforese e 1 cuba de eletroforese.
Outro avanço foi a regularização dos processos de compra, acondicionamento e dispensação de reagentes químicos, assegurando maior eficiência e segurança nas atividades práticas.
A PREG também informou que está em andamento a reorganização da estrutura administrativa da DLAE, com a criação de dois novos serviços que serão implementados em breve. Além disso, em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PREUNI), está sendo encaminhada a solução para o problema de acúmulo de mofo no teto de um dos laboratórios.
Com essas iniciativas, os laboratórios se consolidam como ambientes de ensino, pesquisa e inovação mais seguros e adequados.