Notícias
UFDPar integra Missão de Inovação e Desenvolvimento Econômico em São Paulo
Durante os dias 1 e 2 de abril, o reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo, realizou uma série de visitas a empresas e instituições na cidade de Campinas, em São Paulo, com o propósito de construir parcerias estratégicas e estreitar relações, dentro da Cooperação Brasil-Alemanha, a fim de inserir a UFDPar na rota das instituições de pesquisa, universidades e organizações alemãs.
A agenda oficial de visitas-técnicas, construída pela Cônsul Honorária da Alemanha no Brasil Marlene Pinheiro, responsável pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, iniciou na segunda-feira (01/04), na empresa HYTRON Energia e Gás (HYTRON), do Grupo Alemão NEA que tem base tecnológica voltada para inovação, criada em 2003 como um spin-off da Universidade de Campinas (Unicamp), onde foi possível conhecer os projetos desenvolvidos e dialogar sobre parcerias voltadas à cadeia produtiva do Hidrogênio Verde, transição energética e descarbonização. Na sequência, o grupo visitou a Bosch Brasil, conhecendo a relação exitosa entre Universidade e Indústria, por meio da Inovação Tecnológica e Projetos P&D em energia e transição energética.
Na terça-feira (02/04), o reitor visitou o Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW), instituição com expertise em financiamento e conhecimento especializado em política de desenvolvimento. Deu continuidade a visita com o Grupo HTB, especializado em engenharia e construção nos setores privados de edificações, industrial e infraestrutura. Foi apresentado também o Instituto Fraunhofer, uma organização de pesquisa aplicada dedicada ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para beneficiar a indústria e a sociedade. Ainda em São Paulo, foi possível conhecer o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), o órgão não apenas promove a visibilidade das iniciativas de inovação alemãs no Brasil, mas também estimula a sinergia e a troca entre instituições de ambos os países.
A missão foi encerrada na AHK São Paulo, que oferece uma variedade de serviços, incluindo Networking, Assessoria e Consultoria, Informações de Mercado, Representação Institucional, Treinamento e Capacitação. Em paralelo, o reitor esteve reunido com o Goethe-Institut Brasil, que promove a língua alemã no mundo, para possibilitar futuramente no Centro de Línguas da UFDPar a oferta do ensino do Alemão.
Na ocasião, o reitor João Paulo foi acompanhado do Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFDPar, Jefferson Soares e do Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Giovanny Rebouças Pinto. A comitiva que o acompanhou, presidida pela Cônsul Honorária da Alemã, Marlene Pinheiro, contou com a presença da presidente da Porto Piauí, Maria Cristina Araújo, o presidente da ZPE-PI, Álvaro Nolleto, da Investe PI com Victor Hugo de Almeida, e da Bosch Brasil, Fernando Junior.