Notícias
UFDPar estabelece rotinas de acolhimento a servidores em situação de violência
Na manhã da última quinta-feira, 07 de agosto de 2025, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), a Ouvidoria e o Serviço Escola de Psicologia (SEP) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) se reuniram na sede da PROGEP para definir rotinas de acolhimento aos(às) servidores(as) vítimas de violência.
O encontro teve como objetivo estruturar um protocolo de atendimento que contempla desde a escuta inicial, realizada pela Ouvidoria, até o acolhimento multiprofissional, com suporte da equipe de saúde do trabalhador da PROGEP e do SEP. A iniciativa integra o eixo “Acolhimento” do Plano Setorial de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na UFDPar.
A estratégia visa oferecer proteção e atendimento qualificado a servidores e servidoras que estejam em situação de sofrimento decorrente de violência física, assédio moral, sexual, discriminação ou outras formas de violência, ocorridas no ambiente de trabalho ou fora dele. O protocolo prevê desde o acolhimento psicológico e social até a adoção de medidas acautelatórias, sempre com foco na proteção da vítima e no enfrentamento institucional das violências.
A PROGEP, em breve, divulgará à comunidade universitária os canais oficiais para acesso ao atendimento e os procedimentos a serem seguidos.
A UFDPar reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e respeitoso, e reforça seu repúdio a toda e qualquer forma de violência.