Notícias

Essa é a primeira ampliação de vagas e cursos na história da instituição

UFDPar é contemplada com dois cursos pelo PARFOR Equidade

publicado: 15/03/2024 17h36, última modificação: 15/03/2024 17h52

De maneira inédita na história da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), que está prestes a celebrar seis anos de criação, foram aprovados dois cursos através do edital do PARFOR Equidade, oportunizando a ampliação de vagas e de cursos na instituição, fortalecendo a educação básica. A universidade concorreu ao edital e conquistou o Curso de Educação do Campo e o Curso de Educação Especial Inclusiva, ambos pioneiros em nossa região, com a oferta de 30 vagas e 60 vagas, respectivamente.

Para o Reitor, João Paulo Sales Macedo, este é um momento marcante e de especial importância, pois a universidade, ao ouvir a necessidade da comunidade externa e trabalhar em prol do atendimento desta demanda, cumpre com sua missão institucional, ofertando educação pública, gratuita e de qualidade, sendo referência enquanto centro de ensino inclusivo e socialmente referenciado. As tratativas para a elaboração das propostas que concorreram ao edital, por meio do apoio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG) da UFDPar, foram iniciadas em Junho de 2023, após uma visita do Reitor à sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) em Brasília.

De acordo com a Profa. Dra. Maria Patrícia Freitas de Lemos, Coordenadora Institucional do programa, "o PARFOR Equidade tem a proposta de trabalho que busca atender a um público que não possui vasta oferta de cursos que atendam às suas especificidades. Através dos cursos de licenciatura ofertados, buscará formar, em nível de graduação, e capacitar professores para contemplar diversas demandas, a exemplo das pessoas com deficiência, além da educação do campo, públicos estes que não têm cursos de licenciatura direcionados para suas realidades".

A docente ressalta que "vão ser mais de 30 municípios impactados com esta proposta, visto que a área de abrangência da universidade é a planície litorânea e os estados circunvizinhos". Vão poder se inscrever para participar e concorrer às vagas disponibilizadas os que vivem nesse território, que contempla o Piauí, Ceará e Maranhão, a partir dos editais a serem publicados. A equipe organizadora do projeto, formada por docentes de diferentes áreas de formação, ressalta que esta conquista "amplia e reforça o trabalho da educação no campo, hoje atendida tão somente por projetos desenvolvidos por pesquisadores da UFDPar, e a educação especial, uma demanda externa que possui uma necessidade urgente de especialistas com formação nessa área, levando em consideração a quantidade cada vez maior de crianças com laudos que precisam ser atendidas por profissionais especialistas na área".

A proposta é que as aulas de ambos os cursos iniciem no segundo semestre, os quais terão como gestores os seguintes docentes da UFDPar: Profa. Dra. Patrícia Lemos como Coordenadora Institucional; Professor Dr. Cleidivan Alves dos Santos, Coordenador Adjunto; Professora Dra. Heloísa Marques, Coordenadora de Educação Especial Inclusiva e; Professora Dra. Lucélia Costa Araújo, Coordenadora de Educação do Campo.

A UFDPar, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG), parabeniza o grupo de professores e professoras que trabalharam arduamente na construção dos projetos aprovados pela CAPES no PARFOR Equidade.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: , ,