Notícias

UFDPar decreta luto oficial de três dias a Lauro Andrade Correia (1924-2023)

publicado: 29/04/2023 11h09, última modificação: 29/04/2023 11h28

O Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo, decretou luto oficial de três dias em sinal de pesar ao falecimento de Lauro Andrade Correia, na madrugada de hoje (29/04). Lauro foi um dos fundadores da Faculdade de Administração do Piauí que deu origem ao campus Ministro Reis Velloso. 

WhatsApp Image 2023-04-29 at 10.52.11.jpeg

LAURO ANDRADE CORREIA (1924-2023)

 

Político, escritor, professor, advogado, homem das letras com extraordinária atuação na cidade de Parnaíba, com uma postura e caráter que ultrapassaram as fronteiras, servindo de inspiração. Engenheiro Industrial formado pela UFMG, foi prefeito de Parnaíba-PI no quadriênio 1963-1966, com uma gestão que deixou inúmeros legados, tais como o planejamento territorial a partir dos Planos Quinquenal, Diretor e Urbanístico, os Códigos de Posturas, Obras e Tributário, a oficialização do Hino da Parnaíba e de outros símbolos municipais (Bandeira, Armas e Selos), dentre outros.

Foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI de 1974 a 1982, com uma trajetória de grande relevância, através da qual deixou diversas obras construídas, dentre elas aquela considerada a mais importante: a construção da Casa da Indústria.


Enquanto educador, Professor Lauro Correia foi docente titular de Direito Tributário, Contabilidade de Custos e Diretrizes Administrativas, sempre atento e hábil em suas explicações e diálogos com seu alunado. Marcou de forma significativa a história da Universidade Federal, em solo parnaibano, pois integrou com os professores Cândido de Almeida Athayde, José Pinheiro Machado e Monsenhor Antônio Monteiro de Sampaio a equipe fundadora da Faculdade de Administração do Piauí, em 1969, da qual foi Vice-Diretor e Diretor.


Entre 1972 e 1983 foi coordenador do Curso de Administração de Empresas do Campus Ministro Reis Velloso, na então Universidade Federal do Piauí, campus este do qual também foi diretor. Ao longo de sua gestão, além da ampliação da estrutura física do campus, implantou outros dois cursos: Ciências Contábeis e Economia. Por sua trajetória ímpar, foi agraciado com o título de Professor Emérito pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1995.


Foi ainda Presidente da Academia Parnaibana de Letras durante sete mandatos, com múltiplas realizações, dentre as quais destaca-se o direito de propriedade do Almanaque da Parnaíba, em cuja 74º edição, a ser lançada em 06 de Maio de 2023, é o homenageado.


Sua trajetória, vida inspiradora, ética e profissionalismo, seguirão inspirando gerações de parnaibanos e parnaibanas. Nossos agradecimentos a este ser humano ímpar por tamanho legado e nossos profundos sentimentos à familiares e amigos neste momento de pesar.