Notícias
UFDPar conquista mais bolsas de Pós-graduação Stricto Sensu
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) celebra a conquista de mais 17 bolsas de pós-graduação stricto sensu, fortalecendo ainda mais seu compromisso com a formação de alto nível e a pesquisa científica. A partir de 2025, a instituição contará com 12 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo 8 destinadas a cursos de mestrado e 4 a cursos de doutorado, obtidas por meio da aprovação da proposta submetida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPOPI) à Chamada Pública CNPq nº 50/2024 – Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), Ciclo 2025.
Além disso, a UFDPar também recebeu 5 bolsas de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da cota da Demanda Social (DS), repassada à instituição pela PROPOPI.
As bolsas serão destinadas aos programas acadêmicos de pós-graduação e disponibil.izadas aos estudantes por meio de editais públicos que serão divulgados em breve pela PROPOPI.
Com essas novas concessões, a UFDPar contabiliza, somente em 2025, o total de 51 novas bolsas implementadas, elevando para 170 o número de bolsas de mestrado e doutorado acadêmico ofertadas. Isso representa um crescimento de 42% em relação ao ano anterior e garante que 85% dos estudantes da pós-graduação stricto sensu da UFDPar sejam contemplados com bolsas.
Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Jefferson Soares de Oliveira, "as bolsas de estudo são fundamentais para garantir a dedicação dos discentes à pesquisa, o que se reflete diretamente na qualidade das dissertações e teses e no impacto social dos trabalhos desenvolvidos na UFDPar".
Este avanço reafirma o compromisso institucional com a consolidação e o fortalecimento dos programas de pós-graduação, ampliando o acesso, promovendo a excelência acadêmica e contribuindo para o desenvolvimento científico e social da região.