Notícias
UFDPar celebra o Dia Nacional da Saúde reforçando seu compromisso com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida
O primeiro semestre do ano reforçou o compromisso da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) com a saúde e cultura. O evento II Saúde em Foco, ocorrido neste período contou com palestras, roda de conversa, oficinas, atividades integrativas variadas e finalizou com uma noite de cinema sobre as raízes culturais da região do Delta do Parnaíba. Além de toda programação visando bem-estar físico e mental, ao entardecer foram ofertadas comidas típicas da região colaborando com ação de empreendedorismo de estudantes, os quais puderam vivenciar na prática o aprendizado de sala de aula.
Dentre as atividades sobre saúde física e mental, algumas estratégias de auto-cuidado, enfrentamento do estresse e valorização da vida inspiraram reflexões e práticas para fortalecer o corpo e a mente. A palestra do professor Dr Ricardo Couto (UFDPar) fortaleceu a importância de cuidados para evitar a sobrecarga diária. E para colocar o corpo em movimento, a oficina de dança trouxe alegria e energia com a professora da Companhia de Dança Luiz Filho, Sra Carol Carvalho, com estilos de danças regionais promovendo vivências físicas e emocionais do ritmo em comunidade. Sendo assim, a inclusão se fez presente neste grande evento com abordagem sobre autismo com os alunos da Residência Multiprofissional Saúde da Família (UFDPar) trazendo atividades lúdicas e bastante informativas sobre o tema.
Destaque para a importância de acesso às informações em saúde para pessoas surdas e conscientização sobre direitos de acessibilidade também foram contemplados no evento pela médica Dra Edilene Teixeira. Participantes aprenderam sinais básicos e vocabulário relacionado à saúde: sintomas, perguntas e instruções médicas. Simulações práticas facilitaram a comunicação com pessoas surdas, incentivando empatia e respeito à diversidade comunicativa. Participaram deste momento alguns intérpretes de libras, entre eles o coordenador de administração de pessoal, Dr Jó Carlos Freitas (Progep).
A educação sempre presente inclusive em hospitais, a pedagogia trouxe a inovação sobre a trajetória da escolarização hospitalar no Piauí com a professora Dra Francisca Sousa (UFDPar). A escolarização no ambiente hospitalar é fundamental para garantir que crianças e adolescentes em tratamento médico mantenham o vínculo com a educação, evitando a evasão escolar e promovendo o desenvolvimento integral. Além disso, contribui para o bem-estar emocional dos pacientes, oferecendo momentos de distração e normalidade durante o período de internação. No II Saúde em Foco, reconhecemos a importância desse direito e buscamos integrar práticas pedagógicas que respeitem as necessidades individuais de cada paciente, colaborando com as equipes de saúde para oferecer um atendimento humanizado e completo.
Complementando as atividades de saúde, a verificação dos sinais vitais e dicas de saúde foram realizados pela liga Laficar coordenada pela professora Dra Luana de França, a massoterapia e reflexologia, ofertadas pelo projeto de extensão da professora Dra Natasha Medeiros (UFDPar), atividades e prática da importância da saúde respiratória, pela liga de reabilitação pulmonar (Laper) coordenada pela professora Dra Patrícia Chaves (UFDPar) e ainda, os testes rápidos sobre as doenças sexualmente transmissíveis realizados pelos discentes do curso de Biomedicina, todos foram essenciais para prevenção reforçando a importância do próprio corpo e do autocuidado.
A roda de conversa foi um momento de diálogo aberto entre público e organização do evento, acolhendo impactos, sugestões e experiências. O Reitor em exercício (Dr Vicente Borges), os Pró-Reitores (Dra Gilvana de Oliveira -Prae; Sr Aurélio Silva -Progep) e os Organizadores (Dra Patrícia Chaves – DAS/Prae; Dr Ricardo Couto – DQVT/Progep) acessaram o feedback dos participantes e construíram perspectivas para aprimorar as próximas edições e fortalecer vínculos comunitários. Participaram e prestigiaram ainda deste momento integrador, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba, Sra Lindalva Nascimento, a presidente da Associação de Apoio e Assistência de Pessoa com Deficiência Visual (Sra Fátima Santana) e Sra Ângela Nojosa, secretária desta associação, a Escola Bilíngüe de Parnaíba com diversos alunos, a diretora (Sra Clevisane) e seus intérpretes de libras. Ao longo do evento, vídeos curtos sobre dicas de saúde e promoção cultural e de lazer do município de Parnaíba foram idealizados pelos discentes da disciplina Estágio em Fisioterapia Preventiva, ministrada pela professora Dra Patrícia Chaves. A turma XXXI de Fisioterapia ainda realizou a venda de comidas típicas ampliando o conhecimento cultural e colocando em prática alguns conceitos e práticas de empreendedorismo.
Encerrando com cultura e identidade, a exibição do documentário “Parnahyba Indígena: de Mandu Ladino a Pedro Militão” (dirigido por Chico Rasta) trouxe à tona a herança indígena no Delta do Parnaíba — suas lutas, tradições, biodiversidade e protagonismo histórico e contemporâneo. O mediador do momento após o média-metragem foi o professor Dr Hélder de Sousa.
O II Saúde em Foco realizado pela Divisão de Atenção à Saúde (DAS/PRAE) e pela Divisão de Qualidade de Vida do Trabalho (DQVT/PROGEP) agradece a participação e empenho de todos envolvidos e fornece o link das fotos e vídeos do evento e emite os certificados que estão disponíveis nos links abaixo. E hoje a Universidade está prestes a realizar um grande evento em saúde com o I Circuito de Rua da UFDPar que irá ocorrer no dia 24 de agosto e convida à todos a se engajar nesta grande comemoração dos 7 anos desta instituição.