Notícias
UFDPar aprova programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública
A proposta de adesão da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) à Rede de Instituições Associadas ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) foi aprovada, com o resultado final divulgado nesta segunda, 19 de fevereiro, pela Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais (Andifes), que coordena o Programa de Pós-Graduação nacionalmente. O Mestrado da UFDPar deverá obedecer aos critérios de seleção e ofertar as mesmas disciplinas obrigatórias definidas nacionalmente pelo Profiap. A quantidade de vagas a serem ofertadas e a divisão por linhas de pesquisa ainda será definida pelo colegiado do curso.
O corpo docente será composto por seis (06) professores(as) doutores(as) da UFDPar: Celina Maria de Souza Olivindo e Elaine Pontes Bezerra, ambas do Curso de Administração; Lillian Maria de Mesquita Alexandre, do Curso de Turismo; Monalisa Pontes Xavier, do Curso de Psicologia; Osmar Gomes de Alencar Junior do curso de Ciências Econômicas e José Jonas Alves Correia, do curso de Ciências Contábeis, que será o coordenador do Curso. Todos foram avaliados a partir de critérios acadêmicos (como o nível de publicações em periódicos científicos de referência) e produção técnica, sendo aprovados em todos os parâmetros previstos em Edital.
Para o Reitor João Paulo Sales Macedo, "a UFDPar avança mais um degrau como a mais importante instituição de ensino superior na região norte do Piauí e da sua área de abrangência, agora contribuindo com a formação pós-graduada, com excelência, para os quadros da administração pública na região".
O Coordenador de Programas de Pós-graduação Strictu Sensu da UFDPar, Professor Emerson Diógenes de Medeiros, menciona que “a inclusão da nossa instituição na rede PROFIAP é motivo de grande orgulho e resultado do trabalho árduo de todos os docentes envolvidos. O mestrado em Administração Pública oferece uma oportunidade única para profissionais do setor público aprimorarem suas habilidades e conhecimentos. A UFDPar ampliará as oportunidades de qualificação para toda a região, consolidando sua posição como referência no Norte do Estado. Essa conquista representa um marco importante para o desenvolvimento regional, o que deixa claro nosso compromisso em oferecer um ensino de excelência e contribuir para o avanço do conhecimento e da sociedade”.
Para dar sequência aos trâmites, o Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Prof. Jefferson Oliveira, explica que a PROPOPI irá se reunir com o Colegiado do curso para orientá-los sobre as etapas relacionadas à aprovação do Mestrado junto aos conselhos superiores da UFDPar, de modo a termos o Programa de Pós-Graduação efetivamente implantado na instituição. “É com muita alegria que compartilhamos esta notícia, pois é uma grande conquista para a UFDPar contar com um Mestrado Profissional em Administração Pública. Este curso será espaço de formação e qualificação dos recursos humanos na nossa região, vai atender o universo de servidores e agentes que trabalham direta e indiretamente com o setor público, bem como egressos da UFDPar que demandam qualificação para desenvolver competências e habilidades exigidas no seu cotidiano profissional”, comemora.
Sobre o curso
O PROFIAP é um curso de Mestrado profissional em Administração Pública ofertado nacionalmente. O programa é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), associadas em rede nacional. O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. Neste contexto, este profissional reunirá as condições científicas e técnicas para promover melhorias na gestão pública.
Tem como objetivos:
- Capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas;
- Contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas; e
- Disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública.
A admissão de discentes ao PROFIAP será feita por meio do teste da ANPAD. Para mais informações sobre o curso, estrutura curricular e regimento da rede, acesse aqui.