Notícias
O Índice Geral de Cursos avaliou a universidade com conceito 4 pelo segundo ano consecutivo
UFDPar alcança conceito de excelência na qualidade do ensino em índice de avaliação pelo MEC
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou no dia 02 de abril as notas finais do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2022 e, pelo segundo ano seguido, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) atingiu a nota 04 no Índice Geral de Cursos (IGC), que é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior no Brasil. As notas atribuídas variam de 1 a 5, sendo os conceitos 4 e 5 considerados de excelência. No total, foram 111 (cento e onze) institutos federais e universidades avaliados. A UFDPar participou da edição do ENADE de 2022 através dos cursos de Bacharelado em Administração, Turismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Psicologia.
O IGC é calculado anualmente e considera vários aspectos:
1. Média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) do último triênio: Esta média é calculada com base nos CPCs dos cursos avaliados da instituição nos últimos três anos. A média é ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos considerados.
2. Média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu: Essa média é convertida para uma escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes.
3. Distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino: Isso se refere à distribuição dos estudantes entre graduação ou pós-graduação stricto sensu.
O resultado alcançado reflete o esforço contínuo da atual gestão em alcançar patamares de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, reforçando seu compromisso perante a comunidade acadêmica e sociedade em geral.
Notícias relacionadas:
Curso de Psicologia conquista nota máxima no ENADE
Inep revela que 72% das universidades com nota máxima no IGC são federais