Trilha de aprendizagem
Objetivo
A trilha de capacitação da Ouvidoria tem como objetivo promover ações de aprendizagem voltadas ao desenvolvimento e ao aprimoramento das competências específicas relacionadas aos processos da Ouvidoria da UFDPar. Além disso, busca assegurar a formação nos conteúdos mínimos necessários, contribuindo para a melhoria contínua do atendimento aos manifestantes, tanto internos quanto externos.
Público-alvo
O plano de capacitação é destinado a todos os servidores/funcionários/bolsistas que compõem a equipe da Ouvidoria.
Trilha de Aprendizagem
Com o objetivo de promover a capacitação da equipe e assegurar o nivelamento de conhecimentos, a Ouvidoria estruturou uma trilha de aprendizagem, reunindo diferentes soluções voltadas ao desenvolvimento das competências desejáveis para a função.
Para atender aos conteúdos mínimos exigidos pela Norma-Modelo para Regulamentação da Atividade de Ouvidoria em Órgãos Públicos, foram definidas capacitações obrigatórias. Contudo, também foram incluídas capacitações opcionais, permitindo que cada servidor tenha autonomia e flexibilidade em seu desenvolvimento profissional, de acordo com suas necessidades, conveniências e preferências, considerando as competências que já possui e aquelas que ainda precisa aprimorar.
Cursos e Materiais
Atendimento ao Manifestante
Obrigatório
Atendimento em Ouvidoria (Curso:6h)
Serviços Públicos e Direitos do Usuário (Curso:20h)
Guia Lilás (Leitura)
Opcional
Habilidades de resolução de problemas (Curso:25h)
Introdução a Libras (Curso:60h)
Comunicação Não Violenta (Curso:20 h)
Tratamento de denúncias: Assédio Moral, Sexual e Discriminação
Obrigatório
Prevenção e Enfrentamento do Assédio Sexual e Moral (Curso)
Assédio Moral: O que saber e fazer (Curso)
Proteção ao Denunciante e Tratamento de Denúncias em Ouvidoria (Curso)
Opcional
Assedio Moral (Video Informativo)
Assedio Sexual (Vídeo informativo)
Linguagem Simples aproxima o Governo das pessoas. Como Usar (Curso)