Notícias
Sistema de Benefícios Estudantis (SISBE) desenvolvido pela PROTIC é entregue à PRAE
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC), lança o SISBE – Sistema de Benefícios Estudantis.
O SISBE, vinculado à PRAE, é um sistema inovador, desenvolvido pela PROTIC, que traz autonomia à instituição no processo de gerenciamento e disponibilização de editais de assistência estudantil. Com o lançamento deste sistema, a PRAE deixa de utilizar e depender do SINAE, vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), proporcionando à comunidade estudantil da UFDPar um serviço ágil, concentrando as informações necessárias para que ingressantes e veteranos saibam quais benefícios estão disponíveis, a partir da publicação dos editais. O SISBE também será a plataforma utilizada para que os estudantes possam fazer o seu cadastro no CADUNI, item obrigatório para que concorram aos mais diversos benefícios disponibilizados pela PRAE.
Foto: Reunião de apresentação do SISBE para a Reitoria e para a PRAE. Créditos: CCI
O Analista de TI da PROTIC, Erickson Rodrigues da Silva, explica: “o sistema, desenvolvido nesse último mês, tem como principal objetivo permitir que os alunos, tanto ingressantes quanto veteranos, consigam concorrer aos benefícios disponibilizados pela PRAE. Com a divulgação e a facilidade de acesso aos editais e ao CADUNI, espera-se conseguir reduzir a evasão destes alunos, pois muitos desistem dos seus cursos porque não tem como se manter na cidade.”
Outra inovação do SISBE é o fato de permitir a flexibilização para a equipe da PRAE com relação à documentação. Anteriormente, as análises e processos eram feitos manualmente e, a partir da implementação do sistema, serão automatizadas, facilitando e agilizando o trabalho desenvolvido. “No próprio sistema, o estudante vai se inscrever no CADUNI e ter acesso a todos os editais. Ali também vai inserir os documentos, acompanhar as etapas e, caso haja o indeferimento, entrar com recurso. Após o deferimento, vai ser possível escolher em qual benefício deseja ser contemplado”, informa Erickson.
A equipe da PROTIC responsável pelo desenvolvimento do sistema foi composta pelos analistas de Tecnologia da Informação Erickson Rodrigues da Silva e Everaldo Barbosa da Silva Júnior, pelo Coordenador de Sistemas Gabriel Gonzalez Magalhães, pelo Diretor de Sistemas e Infraestrutura de TIC Eduilson Lívio Neves da Costa Carneiro e pelo Pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação Silmar Silva Teixeira.
Foto: Everaldo, Reitor João Paulo, Erickson, Silmar e Gabriel. Créditos: CCI
Você pode acessar o SISBE aqui.
Conheça os benefícios estudantis oferecidos pela PRAE aqui.
Notícias relacionadas: PRAE lança o Edital CADUNI 2024.