Notícias
Servidora da UFDPar obtém certificação nacional em Ciência de Animais de Laboratório com destaque em avaliação de proficiência
A servidora Raissa Paula Araújo Alves, lotada no Biotério de Roedores, vinculado à Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPOPI), conquistou certificação de proficiência em Ciência de Animais de Laboratório ao participar da primeira edição da Avaliação de Proficiência promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência de Animais de Laboratório (SBCAL). A avaliação ocorreu no dia 1º de abril de 2025, na cidade de Uberlândia – MG, e teve caráter presencial.
A certificação, de abrangência nacional, representa um marco na área e foi acompanhada por observadores internacionais e nacionais: um representante do International Council for Laboratory Animal Science (ICLAS), da Federación de Sociedades Sudamericana de Ciencia en Animales de Laboratorio (FESSACAL), da SBCAL e uma delegada de certificação e capacitação. A avaliação teve como nota de corte 80% (8,0), e Raissa obteve expressiva pontuação de 91% (9,1), atestando seu alto nível de conhecimento na área.
O exame abordou conteúdos fundamentais e atualizados sobre o uso ético e responsável de animais em ensino e pesquisa científica, incluindo temas como bem-estar animal, regulamentações nacionais, procedimentos experimentais, cirurgia, desenho de biotérios, saúde ocupacional e bioestatística, entre outros.
Na mesma semana, de 02 a 04 de abril, a servidora participou do 18º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência de Animais de Laboratório, cujo tema foi “O Equilíbrio entre Avanço Científico e Qualidade de Vida”. O evento ocorreu também em Uberlândia e contou com uma programação intensa, incluindo minicursos como “Bem-estar animal na prática: Indicadores promissores na avaliação” e “Anestesia e estratégias para o manejo da dor em roedores”.
A participação da servidora foi viabilizada por meio da Divisão de Capacitação e Qualificação Profissional da Próreitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em resposta a uma demanda apresentada pelo Biotério, que identificou a necessidade de atualização e aperfeiçoamento contínuo de seus servidores técnicos para o ano de 2025.
A conquista reforça o compromisso da UFDPar com a qualificação de seu corpo técnico e com a promoção de práticas éticas, atualizadas e cientificamente embasadas no desenvolvimento de pesquisas que envolvam o uso de animais, contribuindo para a excelência institucional nas áreas de ciência, inovação e bem-estar animal.
A PROPOPI parabeniza a servidora Raissa Paula Araújo Alves pela conquista e reconhecimento obtidos, que muito engrandecem o trabalho técnico e científico da nossa instituição.