Notícias

Resultados de pesquisa sobre Fisioterapia no Parto são apresentados no HEDA pela UFDPar

publicado: 10/09/2024 10h16, última modificação: 10/09/2024 10h16

No dia 28 de agosto de 2024, foram apresentados à equipe do Centro Obstétrico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) os resultados do projeto de pesquisa "Fisioterapia na assistência ao parto: implementação de material de registro em um Centro Obstétrico na cidade de Parnaíba - PI", realizado por professores e estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Sob a orientação da professora Sávia Dias e da fisioterapeuta Gabriela Teles, com o apoio de um grupo de estudantes de fisioterapia da UFDPar, o estudo envolveu 400 parturientes e 7 fisioterapeutas, destacando a importância do acompanhamento fisioterapêutico antes, durante e após o parto. 

 

O projeto reforça o papel essencial da fisioterapia no cuidado das gestantes, especialmente no Piauí, o primeiro estado do Brasil a tornar obrigatória a presença de fisioterapeutas nas maternidades por lei. Além disso, a pesquisa resultou na criação de documentos como o Procedimento Operacional Padrão (POP) e a Ficha de Registro de Fisioterapia Obstétrica, considerados ferramentas valiosas para a atuação do fisioterapeuta nas maternidades. O material produzido também contribui para a melhoria no controle de dados da instituição e demonstra indicadores que justificam a atuação dos profissionais da área.