Notícias

Reitor da UFDPar se reúne com a SESu/MEC para tratar de pautas estratégicas

publicado: 30/10/2025 09h32, última modificação: 30/10/2025 09h33
Reunião tratou sobre novos servidores, expansão de cursos e obras do Novo PAC

O Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), professor João Paulo Sales Macedo, reuniu-se nesta quarta-feira (23) com o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Marcus Vinicius David, com a Diretora de Desenvolvimento Acadêmico (SESu/MEC), Lucia Campos Pellanda, com a Coordenadora-Geral de Planejamento e Orçamento das IFES (SESu/MEC), Aline Pereira Leal, para tratar de três pautas estratégicas para o fortalecimento institucional da UFDPar: o provimento de novos servidores, a criação de novos cursos de graduação e o andamento das obras vinculadas ao PAC-IFES.

Durante o encontro, o Reitor expressou agradecimento ao Secretário Marcus Vinicius David pelo olhar atento e cuidadoso com que a SESu tem acompanhado o grupo das universidades “supernovas”, entre as quais se destaca a UFDPar, reconhecendo os excelentes indicadores alcançados desde 2023, com aumento da taxa de ocupação e avanço nos resultados acadêmicos e de gestão.

 

Novos servidores e fortalecimento da estrutura administrativa

Na pauta sobre o quadro de pessoal, foi destacada a ampliação do banco de servidores técnico-administrativos, com a liberação de 71 novos códigos de vaga, medida que representa um passo importante para o fortalecimento das ações institucionais e a redução das despesas com terceirização, permitindo a reorientação de recursos para atividades finalísticas da universidade.

O Reitor informou que a UFDPar aguarda a publicação da portaria conjunta MGI/MEC, que definirá as orientações sobre o cargo amplo e os procedimentos para o provimento das vagas.

 

 

Expansão acadêmica e criação de novos cursos

Outro ponto central da reunião foi a proposta de criação de novos cursos de graduação na UFDPar, em consonância com as diretrizes do Programa “Universidades Inovadoras e Sustentáveis”, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), e do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (2021).

O Reitor ressaltou que o último curso criado no Campus Ministro Reis Velloso data de 2014, anterior à criação da UFDPar, e que há forte demanda regional pela ampliação da oferta de novos cursos de graduação.

Durante a apresentação, o professor João Paulo destacou que já solicitou à SESu/MEC apoio para a criação de dois novos cursos, dentro da proposta de expansão da UFDPar que está alinhada ao fortalecimento das áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), unindo inovação tecnológica, criatividade e impacto social.

“A UFDPar reforça a vocação e a necessidade de fortalecer áreas estratégicas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com foco na formação de profissionais capazes de aliar, sobretudo, pensamento computacional e sensibilidade criativa para o desenvolvimento de soluções inovadoras e socialmente responsáveis, contribuindo com políticas de transformação digital, economia criativa e sustentabilidade, em áreas como saúde, biotecnologia, turismo, patrimônio, meio ambiente, infraestrutura e bioeconomia”, afirmou o reitor.

 

Andamento das obras do Novo PAC

Por fim, o reitor apresentou à SESu informações sobre o andamento do processo licitatório referente à obra prevista no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das IFES. Trata-se de um novo prédio de salas de aula, biblioteca e laboratórios, que irá acomodar cursos já existentes e viabilizar a criação de novos cursos.

O processo encontra-se em sua fase final, e a universidade se prepara para a etapa de contratação, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal.