Notícias

Reitor da UFDPar participa de reunião na CAPES sobre fortalecimento das relações internacionais com países africanos

publicado: 30/10/2025 09h55, última modificação: 30/10/2025 09h55

O Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e vice-coordenador da Rede de Reitores da Regional Nordeste da ANDIFES (RENE/ANDIFES), professor João Paulo Sales Macedo, participou, no dia 22 de outubro de 2025, de uma reunião com o professor Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e sua equipe técnica.

O encontro contou ainda com a presença da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professora Joana Guimarães, e do assessor de Assuntos Internacionais da RENE/ANDIFES, professor Iure Paiva. A reunião teve como pauta o fortalecimento da cooperação internacional e a criação de um programa em rede com as IFES do Nordeste para a formação de doutores para os países africanos.

                                                        

Durante a reunião, os representantes das universidades destacaram o papel estratégico da internacionalização solidária no âmbito das universidades públicas brasileiras, especialmente na construção de pontes acadêmicas com nações africanas, com as quais o Brasil compartilha laços históricos, culturais e linguísticos.

O reitor João Paulo Sales Macedo, na condição de vice-coordenador da RENE/ANDIFES, enfatizou que a iniciativa reflete o compromisso coletivo das Universidades Federais do Nordeste com a integração acadêmica internacional, promovendo mobilidade acadêmica, cooperação técnica e intercâmbio cultural com instituições africanas, com vistas a fortalecer a presença das IFES do Nordeste em redes acadêmicas globais, consolidando a região como protagonista na cooperação internacional do ensino superior público brasileiro.

“A internacionalização é um instrumento de transformação social e científica. Reforçar a presença das Universidades do Nordeste em parcerias com países africanos significa ampliar horizontes, compartilhar saberes e fortalecer a educação pública em suas múltiplas dimensões, especialmente na pós-graduação”, afirmou o reitor da UFDPar.

O professor Rui Oppermann destacou o interesse da CAPES em apoiar políticas regionais de internacionalização que valorizem a cooperação Sul-Sul, ampliando o intercâmbio entre instituições brasileiras e africanas, especialmente em áreas estratégicas como ciência, tecnologia, inovação e diversidade cultural.

 

registrado em: ,