Notícias

Dança e cuidado: UFDPar promove vivência para pacientes oncológicos do Oncolótus

publicado: 09/09/2025 11h51, última modificação: 09/09/2025 11h51

No dia 10 de setembro, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) promoverá uma vivência de ritmos de dança para pacientes oncológicos do projeto de extensão Oncolótus. A iniciativa conta com a participação voluntária da professora de dança Carol Carvalho, da Companhia de Dança Luiz Filho, que atuará diretamente com os pacientes. O projeto é coordenado pelos professores Patrícia Chaves e Kelson Sales e integra a Liga Acadêmica do Pulmão e Reabilitação (LAPER), coordenada pelas professoras Patrícia e Kaline Rocha. Além disso, a ação mantém parcerias com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e com o projeto social Vencendo o Bom Combate, de Joyce Bezerra.

Acolhimento, pertencimento, renovação e força fazem parte da rotina do projeto que visa valorizar o bem-estar físico e emocional, proporcionando expressão corporal, autoestima, socialização e qualidade de vida para quem está enfrentando o tratamento da doença e para quem está em remissão. O Oncolótus reforça o papel essencial da universidade pública na transformação social, ao integrar ensino, pesquisa e extensão e ainda trazendo algumas modalidades inovadores no cuidado. A iniciativa une saúde, arte e humanização.

Por meio da ação direta com a comunidade, a universidade amplia seu compromisso com a saúde coletiva, a promoção da cultura e o desenvolvimento de práticas inovadoras e inclusivas. O Oncolótus é, acima de tudo, um convite ao recomeço, com leveza, música e movimento.