Notícias
PET Turismo desenvolve Projeto de Extensão "Pós-Médio" para escolas públicas e privadas da planície litorânea
Na terça-feira, dia 14/05, o Programa de Educação Tutorial - PET Turismo encerrou as atividades do projeto de extensão "Pós-Médio" que teve como objetivo apresentar a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e os cursos que fazem a conexão de saberes do PET Turismo (Economia, Turismo e Engenharia de Pesca) para estudantes do terceiro ano das escolas públicas e privadas dos municípios do Litoral Piauiense.
A ação final foi marcada pela presença de cerca de 70 estudantes de duas escolas, uma de Parnaíba (Colégio Dez) e uma de Luís Correia (RAV), na UFDPar. A programação foi dividida em diversos momentos que proporcionaram aos estudantes um contato mais próximo com o perfil de cada um dos cursos.
Primeiro, foi realizada uma amostra em frente ao Auditório Central em que cada curso teve oportunidade de exibir os projetos de pesquisa e de extensão, os grupos de estudos e trabalhos desenvolvidos. Na ocasião, os professores Diego Pacheco e Carolina Ribeiro do curso de Ciências Econômicas, e Thiago Fernandes de Engenharia de Pesca, juntamente com estudantes dos três cursos e petianos, apresentaram os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pelos cursos.
Em seguida, os alunos foram guiados para conhecer outras áreas do campus da IES, como o restaurante universitário, a área de convivência dos alunos, a quadra de esportes e salas de aulas, além de parte dos laboratórios dos cursos de turismo e engenharia de pesca, locais usados para aulas práticas e pesquisas. Nos laboratórios, foi possível conhecer mais sobre os cursos de turismo e de engenharia de pesca, deixando os visitantes interessados nas atividades realizadas e curiosos com as possibilidades de desenvolver inovações e tecnologias.
O objetivo do projeto Pós-Médio foi atrair estudantes para os cursos que contam com matrículas ociosas na universidade. Portanto, inicialmente, foram feitas visitas às escolas públicas e privadas da região, dentre elas, Lima Rebelo, Colégio Dez e CEEP, na cidade de Parnaíba, colégio CETI em Cajueiro da Praia, e RAV no município de Luís Correia. Nestas visitas, os bolsistas do PET aplicaram um questionário visando identificar os estudantes de terceiro ano que pretendem cursar uma graduação e qual o grau de conhecimento sobre a oferta de cursos da UFDPar. Na ocasião falram sobre os benefícios de estudar em uma universidade pública, apresentando as políticas de auxílios e bolsas estudantis oferecidos. Ao final, eram ressaltadas as principais características das áreas de atuação de um profissional formado nos cursos de Turismo, Ciências Econômicas e Engenharia de Pesca.
Portanto, o projeto Pós-Médio idealizados por estudantes do PET Turismo cumpriu seu objetivo de conscientizar alunos de ensino médio, principalmente da rede pública, sobre a real possibilidade de acesso a um curso de graduação em universidade pública. Assim, a UFDPar foi posta como possibilidade de alcançar a igualdade de oportunidades e como forma de proporcionar a esses estudantes uma ampliação de seus horizontes acadêmicos e profissionais.