Notícias

Projeto da UFDPar é aprovado em edital nacional da ABEM

publicado: 03/07/2025 17h50, última modificação: 03/07/2025 17h50

Um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), intitulado “Graduandos em Medicina com Dificuldades Específicas de Aprendizagem: um olhar 360º para os atores envolvidos no seu processo de ensino-aprendizagem”, foi aprovado no edital nacional de Auxílio à Pesquisa da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), figurando entre as propostas selecionadas em todo o país.

A pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de uma abordagem qualitativa, as experiências de estudantes de medicina com dificuldades específicas de aprendizagem, a partir das percepções de discentes, docentes, gestores e familiares. A proposta foi elaborada com foco na inclusão e no aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem na educação médica.

O projeto é coordenado pelo professor Dr. Leonam Costa Oliveira, docente da UFDPar e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), e conta com a participação dos estudantes de medicina Diógenes Olimpio Neto, Antônio Sávio de Almeida Carvalho, Ana Carolina Azevedo dos Santos e Lucas Gabriel Teixeira Gouveia. A iniciativa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e será desenvolvida ao longo dos anos de 2025 e 2026.

O edital da ABEM tem como foco o apoio a pesquisas alinhadas à missão institucional de formar profissionais de saúde comprometidos com as necessidades da população brasileira e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A chamada valoriza iniciativas que promovem a inclusão, a participação ativa e a transformação social por meio da educação médica.

A aprovação do projeto representa um importante reconhecimento à produção científica da UFDPar e reafirma o compromisso institucional com a pesquisa de qualidade, a promoção da equidade e a formação médica centrada nas necessidades reais dos estudantes e da sociedade.