Notícias
Professor da UFDPar recebe o III Prêmio AENPI de Destaque Profissional
O Professor e Engenheiro de Pesca da Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFDPar), Josenildo de Souza e Silva, recebeu o III Prêmio AENPI de Destaque Profissional pela atuação profissional e seus relevantes serviços prestados à Engenharia no Norte do Estado do Piauí e ao Sistema CONFEA/CREA.
Foto: Professor Josenildo recebendo a premiação. Créditos: Assessoria do evento.
O professor, ao receber a premiação, afirma estar "muito grato e honrado por receber o Prêmio de Profissional do ano da Associação dos Engenheiros do Norte do Piauí (AENPI), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Da luta vem a vitória, tudo para honra e glória de Deus. Compartilho esse prêmio com toda equipe, os docentes, técnicos, estagiários e discentes da UFDPar, e com nossos parceiros, IFPI, UFPI, UESPI, UNINASSAU, CEPLATES, CEAA, Banco do Nordeste, Banco dos Cocais, Piauí Fomento, FAPEPI, GECOTEC/CNPq, SAF-PI, FETAG, Via Campesina, CONTAG, MST, MAB, Mulheres da Ater e Agroecologia do Piauí (MAE); Mulheres camponesas e engenheiras da Apa do Delta de Parnaíba (MDelta), Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que lançou uma política pública para as mulheres rurais de todo Brasil, MDS, MPA e ICMBIO. Em especial, para minha família pelo amor, carinho e aconchego de todos os dias. Destacando o grande trabalho da AENPI, CREA-PI (fazendo a diferença no Piauí), CONFEA (instituição que nos representa com orgulho e honra), Piauí Invest e empreendedores."
Professor Josenildo destaca ainda que o prêmio é fruto do reconhecimento de um conjunto de projetos dos Quintais Agroecológicos, projetos esses que vem fazendo a diferença na produção de alimentos saudáveis e geração de trabalho e renda, associada a soberania alimentar para agricultores familiares. Sobre estes projetos, o docente pesquisador explica: "a gente vem desenvolvendo uma série de tecnologias socioambientais constituindo patentes, então tem mais de 60 tecnologias para essa produção de alimentos mas também tecnologias que estão fazendo a diferença no reuso da agua para a produção de biomassa e essa biomassa tanto produz hidrogênio verde quanto produz metano e fertilizante”. Para concluir, o homenageado ressalta estar "muito grato por esse reconhecimento da categoria dos engenheiros da região do estado do Piauí e compartilho com todos os envolvidos esse prêmio que muito nos honra, dignifica e valoriza a UFDPar".
Foto: Professor Josenildo e equipe. Créditos: Acervo particular do docente.
Congratulamos o docente pela importância e relevância dos serviços prestados às comunidades impactadas pelos projetos, ao tempo em que também nos orgulhamos por tê-lo em nosso quadro efetivo.