Notícias

PRAE realiza roda de conversa com estudantes indígenas e quilombolas da UFDPar

publicado: 04/09/2025 15h49, última modificação: 04/09/2025 15h49

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE), realizou no dia 29 de agosto (sexta-feira), uma roda de conversa com os estudantes Indígenas e Quilombolas da UFDPar a fim de abordar pautas importantes para o semestre letivo 2025.2. Nesse momento, estiveram presentes a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Gilvana Pessoa de Oliveira, a enfermeira do Serviço de Enfermagem da PRAE, Samara Dourado dos Santos Moraes e o coordenador da CAE, Alexsandro Souza dos Santos.

Na oportunidade os estudantes tiveram informações sobre o Serviço de Enfermagem, como ações ofertadas, fluxos de atendimento e acolhimento, além disso, foram esclarecidas dúvidas sobre encaminhamentos de exames, vacinas e o projeto Imuniza UFDPar, que é realizado pelo Serviço de Enfermagem com apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI), através da 1.a Coordenação Regional de Saúde(CRS) e Secretaria Municipal de Parnaíba (SMS), através da Coordenação Municipal de Imunização (CMI). Samara destacou o mapeamento de saúde que o serviço está realizando para atender melhor os discentes, principalmente, os estudantes indígenas e quilombolas.

Em seguida, o coordenador da CAE, Alexsandro Souza dos Santos, conversou com os discentes sobre os prazos de análise da documentação e o resultado do Edital Nº 08/2025 – PRAE/UFDPar, que trata do Cadastro no Programa Bolsa Permanência, como também da Portaria de regulamentação do Programa Bolsa Permanência no âmbito da UFDPar. Sobre isso, ele destacou que a normativa tratará sobre normas quanto ao rendimento acadêmico dos estudantes beneficiários do programa bem como outras situações acerca do auxílio estudantil. A Portaria está sendo finalizada pela CAE e depois será analisada pela Comissão Interdisciplinar de Acompanhamento do Programa Bolsa Permanência na UFDPar para depois seguir para publicação.

A roda de conversa foi encerrada com a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, professora Gilvana Pessoa de Oliveira, que aproveitou a oportunidade para convidar os discentes a participarem do Integra com relato de experiências sobre as vivências dos estudantes indígenas e quilombolas na universidade para motivar outros discentes indígenas e quilombolas a ingressarem na universidade. O Integra será realizado em outubro na universidade e tem como objetivo promover a integração de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil.