Notícias
PRAE discute oficinas de Libras para inclusão no 'Saúde em Foco 2025'
A Divisão de Atenção à Saúde da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (DAS/PRAE) realiza, neste ano, a segunda edição do evento Saúde em Foco, com a parceria da Divisão de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Marcado para o dia 8 de abril, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, o evento contará com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) de Parnaíba e da ONG Hellen Kellen, que promoverão oficinas de Libras Básico e Libras em Saúde, com o objetivo de fomentar a acessibilidade e a inclusão da comunidade surda.
As oficinas têm como propósito sensibilizar e educar a comunidade universitária sobre a importância da comunicação em Libras e as necessidades específicas da população surda. Ao proporcionar maior compreensão sobre essas questões, o evento visa gerar empatia e criar um ambiente acadêmico mais inclusivo e acessível.
Na última sexta-feira, 22 de março, a chefe da DAS, professora Dra. Patrícia Chaves, acompanhada pela Dra. Edilene Teixeira (palestrante do evento), teve a oportunidade de conhecer a proposta do evento e as entidades parceiras. O encontro contou com a presença da Sra. Lindalva de Sousa, presidente da APAS, da Sra. Clesivane, diretora da Escola de Educação Bilíngue de Parnaíba, da Sra. Leda Borgea, intérprete de Libras, e da Sra. Elisângela, uma mulher surda, que contribuirão para a realização das oficinas.
Esse evento destaca-se como um importante passo em direção à construção de uma universidade mais inclusiva e solidária, reconhecendo a diversidade e promovendo a equidade no acesso à educação e à saúde.