Notícias
Pesquisadores do PPGBiotec conquistam 1º lugar no IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste
O IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste ocorreu nos dias 16, 17 e 18/11/2023, na cidade de Fortaleza/CE. Durante o primeiro dia do evento, foi realizado o cadastro dos participantes, a I Jornada de Hematologia e Hemoterapia, a promoção de minicursos dentro da temática do Congresso e a Cerimônia de Abertura. Nos dias 17 e 18/11 ocorreu a programação do IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste, que contou com palestras, mesas redondas, arena talk show, participação do Conselho Regional de Biomedicina, apresentação de trabalhos científicos e feira de expositores no pavilhão de eventos.
Na ocasião, o discente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) Luiz Fernando Lopes Soares Teixeira apresentou um trabalho expositivo na modalidade de pôster intitulado “Efeito Esofagoprotetor da Goma de Citrus × latifolia na Esofagite Erosiva em Ratos”, cujos dados são referentes à pesquisa de mestrado sob orientação do Prof. Dr. Lucas Duarte Nicolau. Atualmente, Luiz Fernando é doutorando em Biotecnologia pelo PPGBiotec, mas é também egresso do curso de Biomedicina da UFDPar. Ele decidiu levar dados de seu projeto de mestrado e foi agraciado com o prêmio de melhor trabalho do IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste, e menciona fatos importantes sobre sua jornada: “Pude ver dezenas de trabalhos relevantes no saguão de pôsteres sobre as mais diferentes áreas de atuação do biomédico, dentre elas, a área científica que envolve o tema ‘biotecnologia e inovação’, no qual meu trabalho encaixou".
O doutorando continua: "Meus dados discorrem sobre a farmacologia do sistema digestório com a investigação de um produto natural obtido de uma espécie botânica muito abundante não só no Piauí, mas em várias regiões do mundo, o limoeiro. Descobrimos que a resina produzida do caule do limoeiro pode ter propriedades protetoras da mucosa do esôfago em diferentes formas de investigar a doença do refluxo gastroesofágico. Esse trabalho pode abrir portas sobre uma nova maneira de tratar essa doença tão comum da gastroenterologia. Estou muito feliz e sou extremamente grato a todos os envolvidos na conquista desse prêmio, em especial ao Laboratório de Inflamação e Gastroenterologia Translacional (LIGAT) que tem sido importante na minha carreira científica”, explica Teixeira.
Legenda: Luiz Fernando Teixeira apresentando o trabalho que conquistou o 1º lugar no IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste – Fortaleza, Ceará.
O orientador do trabalho premiado, Prof. Dr. Lucas Nicolau, esteve presente no evento como palestrante convidado para ministrar uma aula cujo título foi “Explorando a glicobiologia de polímeros naturais como dispositivos médicos com potencial uso na Doença do Refluxo Gastroesofágico”. Diante da distinção do trabalho, o orientador do projeto publiciza suas impressões: “É como um termômetro sobre os rumos do que estamos fazendo diariamente em nosso grupo de pesquisa, e um incentivo aos alunos que ficam honrados com o reconhecimento. Sou grato a todos os colaboradores desse projeto, pois são grupos de diferentes áreas de atuação que vão desde a investigação da natureza de macromoléculas até as aplicações que nos dão evidências de que esse material pode ser útil para proteger o esôfago de agentes nocivos presentes no suco gástrico que reflui para o esôfago. Sem esses colaboradores, nada disso teria saído do papel. O projeto ainda está em andamento, mas esperamos em breve compilar todos os dados para divulgarmos as novidades com nossos pares e não pares", explica o Professor Nicolau.
Legenda: Prof. Dr. Lucas Nicolau ministrando palestra no IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste – Fortaleza, Ceará.