Notícias

UFDPar sedia encontro estratégico com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí

publicado: 12/09/2025 19h56, última modificação: 12/09/2025 19h56

 

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) sediou, nesta sexta-feira (12), no Auditório Leste, o evento “Secretaria de Segurança Pública do Piauí e UFDPar: Parcerias para o Fortalecimento do Ecossistema de Segurança Pública e Justiça”. A iniciativa teve como objetivo estreitar laços institucionais em prol da inovação e do desenvolvimento no campo da segurança pública e da justiça.

A programação incluiu a apresentação institucional da SSP-PI, a exposição de projetos vinculados ao Programa Gov Tech e uma série de painéis científicos com pesquisadores da UFDPar e de instituições parceiras. Os debates destacaram iniciativas tecnológicas aplicáveis à segurança pública, reforçando o papel da ciência e da inovação no enfrentamento de desafios sociais.

A mesa de honra foi composta pelo reitor da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, pelo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPOPI), Jefferson Soares de Oliveira, e contou ainda com a presença da superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP, Elizete Lima e do representante da Fadex, Tawan Rodrigues. Durante a solenidade, ocorreu a assinatura de formalização da parceria entre a UFDPar, Fadex e a SSP-PI, consolidando a cooperação para projetos conjuntos. 

                                     

Entre os destaques, a palestra do diretor de Inteligência da SSP-PI, José Anchiêta Nery Neto, abordou o tema “Estratégias de inovação em tecnologia de segurança pública”, apresentando soluções modernas para o setor. Também participou o diretor do PI Gov Tech, Berto Igor Caballero, que integrou a mesa de diálogo sobre articulação de parcerias.

 

A programação contou ainda com contribuições de especialistas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O professor Thayro Andrade Carvalho, coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Ciberpsicologia, apresentou o estudo “Indicadores Descritivos do Fenômeno Suicídio no Piauí”. Já o professor titular Raimundo Santos Moura discutiu o uso de modelos de Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural (PLN) e LLM para apoiar demandas da SSP-PI.

                                     

Com foco na construção de soluções colaborativas, o encontro buscou aproximar universidade e governo em torno de desafios comuns, promovendo ciência, tecnologia e inovação em benefício da sociedade piauiense.

                                       

O evento foi uma realização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFDPar (PROPOPI), em parceria com a SSP-PI, UFPI e Fadex, com inscrições gratuitas e certificação de 8 horas para os participantes.