Notícias
UFDPar se destacando pela oferta de programas de pós-graduação
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) vem se destacando pela oferta de programas de pós-graduação que contribuem significativamente para a formação de profissionais qualificados em diversas áreas. Um exemplo notável é o curso de Especialização em Biologia Vegetal, que tem formado especialistas com uma visão crítica e abrangente sobre as diferentes linhas de pesquisa em Botânica. Entre esses profissionais está Jorge Izaquiel Alves de Siqueira, que compartilhou, em entrevista à Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI), sua trajetória acadêmica e profissional, destacando a importância deste curso em sua carreira.
Foto: Jorge Izaquiel em laboratório da UFDPar.
Jorge Izaquiel é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso (2019), atualmente UFDPar, e possui um mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, Jorge é doutorando em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. Em sua entrevista, ele ressaltou a contribuição da especialização em Biologia Vegetal da UFDPar para sua aprovação como professor substituto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na mesma instituição.
"A especialização em Biologia Vegetal fez parte da minha trajetória acadêmica e formação profissional. O curso contribuiu para minha aprovação à medida que propicia aos discentes o desenvolvimento crítico e reflexivo sobre as diferentes linhas de pesquisa dentro da Botânica, o que nos torna mais competitivos e capazes de resolver os diferentes problemas que surgem," destacou Jorge. Ele enfatizou que o curso desafia os alunos a desenvolver competências e habilidades em pesquisa, ensino e extensão, tornando-os profissionais mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho.
Durante sua especialização, Jorge enfrentou o desafio de adaptar o ensino prático da Botânica a um formato totalmente on-line, uma vez que a área geralmente exige experimentos complexos e detalhados para a construção do conhecimento. No entanto, elogiou a qualidade do corpo docente, composto por profissionais de diferentes instituições e experiências, que foram capazes de adaptar as estratégias de ensino ao formato virtual, especialmente após a pandemia.
"A modalidade de ensino da especialização permitiu que diferentes pessoas das mais diversas regiões do Brasil pudessem participar. Foi muito interessante que cada participante conduzia suas práticas a partir de seu contexto, de sua realidade, o que ampliou nosso conhecimento sobre a Botânica, pois havia discentes de diferentes biomas do Brasil. Vivenciamos muito dos diferentes biomas brasileiros sem sair de casa!", explicou Jorge.
O doutorando recomenda fortemente o curso de Especialização em Biologia Vegetal da UFDPar, destacando a estrutura curricular abrangente que inclui áreas como anatomia, fisiologia vegetal, ensino de botânica e etnobotânica. "Sem lugar a dúvidas recomendo a especialização em Biologia Vegetal. O curso está estruturado por profissionais muito qualificados e competentes, as experiências vivenciadas ao longo das aulas contribuem para nossa formação como profissionais mais qualificados e maiores as chances de entrarmos no mercado de trabalho," afirmou.
Jorge tem uma visão positiva sobre o futuro da especialização em Biologia Vegetal e espera que a UFDPar possa, futuramente, consolidar um programa de pós-graduação que ofereça cursos de mestrado e doutorado na área. Ele elogiou o trabalho da coordenação do curso, conduzido pelo Prof. Dr. Jesus Lemos e pela Profa. Ivanilza Andrade, e a dedicação de profissionais como a Profa. Maria Helena Alves.
"Refletindo sobre o atual cenário de nossa universidade, a especialização só tende a se expandir e a crescer cada vez mais. Nosso reitor, o Prof. Dr. João Paulo Macedo, tem trabalhado arduamente por uma universidade mais plural, diversificada e comprometida com a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. Nunca havia visto antes a UFDPar se desenvolver tanto em tão pouco tempo," concluiu Jorge.
Com histórias como a de Jorge Izaquiel, fica claro que a UFDPar está no caminho certo ao oferecer programas de especialização que não apenas formam profissionais capacitados, mas também impulsionam o desenvolvimento acadêmico e a inclusão de diversas realidades e contextos regionais em um ensino de qualidade.