Notícias
UFDPar recebe o Ministro Wellington Dias para lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo
Na última sexta-feira, 11, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve em Parnaíba para o lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo. A cerimônia aconteceu no Auditório Central da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e contou com a presença do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara, além de diversas autoridades.
O Programa Acredita no Primeiro Passo é uma iniciativa do Governo Federal, realizada em parceria com estados, prefeituras, organizações públicas, setores empregadores e a sociedade civil. O objetivo principal é superar a exclusão social e promover a autonomia socioeconômica de pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio do aumento da renda e da valorização das capacidades empreendedoras.
O evento contou com a presença do reitor da UFDPar, Professor Dr. João Paulo Sales Macedo; do secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton; da secretária de Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares da Silva; do deputado federal Florentino Neto, além de deputados estaduais e outras autoridades.
Durante a visita, Wellington Dias também acompanhou de perto as atividades do Programa de Desenvolvimento Territorial dos Quintais Agroecológicos, na Estação de Aquicultura da UFDPar. Essa iniciativa, voltada para a promoção da segurança alimentar e nutricional, além da autonomia econômica, tem impactado positivamente a vida de agricultores familiares e moradores das áreas urbanas e periurbanas da região.
O coordenador da Estação de Aquicultura e do programa Quintais Agroecológicos da UFDPar, Professor Dr. Josenildo Souza, destacou os benefícios proporcionados pela iniciativa. "O programa nos permite realizar os sonhos das pessoas, oferecendo diagnóstico, planejamento, capacitação e acesso ao fomento para que elas construam seus projetos de produção familiar", afirmou.
Além disso, o coordenador ressaltou a pluralidade produtiva promovida pelo programa, que permite tanto o autoconsumo quanto a comercialização de produtos sem o uso de agrotóxicos. A criação de "mercados de circuito curto", onde os agricultores vendem diretamente ao consumidor final, foi um dos pontos de destaque. Segundo ele, mais de 500 famílias já foram inseridas no mercado institucional, assegurando a venda de até 50% da produção a preços justos, impactando diretamente na renda, educação e saúde dessas famílias.
Os Quintais Agroecológicos são uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a UFDPar e o Banco do Nordeste, consolidando-se como uma importante ferramenta de inclusão socioeconômica e desenvolvimento sustentável na região.