Notícias

UFDPar recebe Diretora do PAES-PopTrans para início de parcerias em saúde especializada para população trans

publicado: 15/08/2024 11h51, última modificação: 15/08/2024 11h51

Nesta semana, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) recebeu a visita de Flávia do Bonsucesso Teixeira, Diretora do Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans (PAES-PopTrans) do Ministério da Saúde. A visita teve como foco a apresentação e discussão do programa que busca ampliar o acesso da população Trans a serviços de saúde especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Acolhida Institucional da Diretora do Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans (PAES-PopTrans), Flavia do Bonsucesso Teixeira.

A semana começou com a Acolhida Institucional de Flávia Teixeira na segunda-feira, 12 de agosto, que contou com a presença do Reitor da UFDPar, Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, e pró-reitores de diversas áreas, incluindo Extensão (PREX), Ensino de Graduação (PREG), Assistência Estudantil (PRAE), e Pesquisa e Inovação (PROPOPI), além do Professor Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa, decano do Conselho Universitário e Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família. Durante a acolhida, Flávia apresentou o PAES-PopTrans, um programa criado em fevereiro de 2024, com o objetivo de melhorar o acesso das pessoas Trans à Atenção Especializada à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), além de qualificar os serviços oferecidos a essa população. Entre as ações previstas, estão a redução das filas de espera por cirurgias e a ampliação da rede de cobertura de saúde especializada em todo o país.

O PAES-PopTrans surge como fruto de um pacto firmado por todos os entes da federação na Comissão Intergestora Tripartite (CIT) do SUS e visa articular-se com as demais políticas de saúde para garantir uma atenção integral e inclusiva às necessidades específicas da população Trans. A visita de Flávia Teixeira à UFDPar marca o início de uma colaboração estratégica, que inclui a implantação de serviços ambulatoriais e hospitalares especializados na região norte do Piauí.

Além da apresentação para os Pró-reitores, Flávia Teixeira também se reuniu com a comunidade acadêmica, movimentos de pessoas Trans representados pelo AcolheTrans, Instituto Brasileiro de Transmasculinidades e Grupo Guará, e a equipe do PET-Saúde Equidade da UFDPar, reforçando o compromisso da instituição em promover a saúde e o bem-estar da população Trans.

Foto: Apresentação do Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans (PAES-PopTrans) para a comunidade acadêmica.

Na terça-feira, 13, o Reitor da UFDPar e a Diretora do PAES-PopTrans visitaram o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), referência em atendimento de média e alta complexidade no norte do Piauí. A visita, que contou com a presença da Diretora Geral do HEDA, Waldineide Pereira de França Duarte, e do Diretor Clínico, Carlos Alberto Teixeira Costa, visou fortalecer a articulação entre a universidade e o hospital, explorando possibilidades de ampliação dos serviços especializados para a população Trans.

Da esquerda para a direita: Carlos Alberto Teixeira, Flavia do Bonsucesso Teixeira, João Paulo Sales Macedo e  Waldineide Pereira de França Duarte.

Ainda na terça-feira, a comitiva visitou o Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) da UFDPar, que é fruto de uma parceria entre a universidade, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI). O CIEM, que já oferece uma ampla gama de serviços especializados em saúde, foi visto como um potencial espaço para a integração das ações do PAES-PopTrans. Na ocasião, a Diretora do CIEM, Mireille Pires Lima Andrade Melo, e o tutor do Programa Mais Médicos na região e Coordenador Acadêmico Científico do CIEM, Prof. Mauro Mendes Pinheiro Machado, receberam Flávia Teixeira e discutiram formas de implementar o programa no contexto do CIEM.

Foto: Encontro com a equipe multiprofissional do Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) da UFDPar.

A agenda foi concluída na quarta-feira, 14, com uma visita a Teresina, onde o Reitor e a Diretora do PAES-PopTrans se reuniram com o Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Hamilton Cordeiro Campêlo. Esta reunião foi fundamental para alinhar as estratégias de implantação dos serviços especializados em saúde para a população Trans na região.

Foto: Reunião com o Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo.

A visita de Flávia Teixeira à UFDPar é resultado de um encontro prévio realizado em junho deste ano entre o Reitor da UFDPar e representantes do Ministério da Saúde. Naquele momento, foi discutida a intenção da UFDPar de contribuir com a melhoria dos serviços de saúde voltados para a população Trans na região norte do Piauí, com ênfase na superação da desassistência e na redução do estigma e discriminação que ainda afetam essa comunidade.

O PAES-PopTrans, conforme apresentado, tem como uma de suas propostas a criação de ambulatórios especializados, que realizarão, entre outras atividades, atendimento individual e familiar, intervenções no território, teleconsultorias e referenciamento para serviços cirúrgicos. Essas ações visam garantir um cuidado integral e contínuo para as pessoas Trans, promovendo a inclusão e equidade no acesso à saúde.

Sobre Flavia do Bonsucesso Teixeira

Graduada em Terapia Ocupacional (UFMG, 1991), Mestre em Educação (UFU, 2000), Doutora em Ciências Sociais (Unicamp, 2009). Realizou pós-doutorado no Departamento de Ciência Política (Università degli Studi di Milano, 2009-2010) e no Núcleo de Estudos de Gênero PAGU (Unicamp, 2015-2017). Professora Associada IV da Universidade Federal de Uberlândia lotada na Faculdade de Medicina (Departamento de Saúde Coletiva), desde 2006. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Saúde da Família - Rede PROFSAUDE (2021-2023). Coordenou o Centro de Referência em Atenção Integral para Saúde Transespecífica CRAIST/HC-UFU (2007-2023). Integra o GT Saúde da População LGBTQI+ da Abrasco. Integrante da rede de trabalho sobre gênero, migrações e tráfico de pessoas do PAGU/Unicamp.