Notícias
UFDPar recebe delegação da Missão Europeia de Ciência e Tecnologia no Piauí
A Missão Europeia de Ciência e Tecnologia no Piauí teve início ontem (24) em Parnaíba, com a recepção da delegação pela reitoria da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O grupo, composto por representantes de diversos países europeus, seguiu para uma visita à Estação de Aquicultura da instituição, onde foram recebidos pelo professor Josenildo de Souza e sua equipe para um café da manhã com pratos típicos da culinária regional. Após o café, o professor apresentou as instalações da estação, destacando os projetos e pesquisas desenvolvidos no local.
Foto: Delegação da Missão Europeia foi recepcionada pela reitoria da UFDPar.
No período da tarde, os integrantes da missão participaram do painel “Internacionalização: Oportunidades de Cooperação e Mobilidade Científica e Tecnológica”, que reuniu especialistas em ciência e tecnologia da União Europeia e de diferentes países. Entre os painelistas estavam Dhallys Mota Nunes, Oficial de Políticas da União Europeia para Ciência, Tecnologia e Inovação; Charlotte Grawitz (Euraxess); Nina Sartori (Alemanha); Reseda Streb (DAAD); Julie Dumont (Bélgica); Julia Morován (Hungria); Audra Čiapienė (Lituânia); e Przemysław Krzemień (Polônia). Também esteve presente Rebeca Nepomuceno, Diretora de Economia Digital e Gestão do Serviço de Assuntos Internacionais (SIA), que representou André Macedo, Secretário de Inteligência Artificial do Governo do Estado.
Foto: Café da manhã com pratos típicos da culinária regional na Estação de Aquicultura da UFDPar.
O evento teve como objetivo divulgar e esclarecer chamadas e editais de fomento à pesquisa para a comunidade acadêmica, atraindo a participação de docentes, discentes, pesquisadores e técnicos administrativos. Durante toda a programação, estiveram presentes o reitor da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, o vice-reitor, Vicente de Paula Censi Borges, e o Assessor para Assuntos Internacionais, Helder Oliveira Cavalcanti, reforçando o compromisso da instituição com a internacionalização e o fortalecimento da pesquisa e inovação.
A missão segue nos próximos dias com uma agenda de visitas estratégicas a instituições e polos de inovação no estado. Hoje (25), a delegação conhecerá as instalações do Porto Piauí, da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Piauí), do Hub de Hidrogênio Verde e da Embrapa Meio-Norte. A programação inclui ainda compromissos em Teresina.
Foto: Painel “Internacionalização: Oportunidades de Cooperação e Mobilidade Científica e Tecnológica”, no auditório central da UFDPar.
A iniciativa é organizada pelo Serviço de Assuntos Internacionais (SIA), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e pela UFDPar, com coorganização da União Europeia e apoio de diversas instituições, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Embrapa, Investe Piauí, Parque de Inovação e Tecnologia (PIT), Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Fadex), ZPE Piauí, Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom) e Secretaria de Governo do Piauí (Segov).