Notícias
UFDPar e Secretaria Municipal de Saúde realizam aula inaugural do PET-Saúde: Equidade (2024-2026)
Na noite do dia 20 de maio, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba (SMS) promoveram a aula inaugural do PET-Saúde: Equidade (2024-2026). O evento ocorreu no Auditório Leste da UFDPar e contou com a presença de importantes autoridades acadêmicas e profissionais da área da saúde.
Foto: Reitor João Paulo Sales Macedo durante aula inaugural do projeto PET-SAÚDE: Equidade UFDPar/SMS.
A abertura do evento foi realizada pelo Colegiado Gestor, que apresentou uma visão geral do PET-Saúde: Equidade (2024-2026). O evento contou com a presença do Reitor da UFDPar, Professor João Paulo Sales Macedo, do Pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Jander de Sousa Nogueira, e da representante da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba (SMS) e coordenadora do projeto, Drª Vânia Reis, que discursou sobre a relevância do programa para o fortalecimento das ações de saúde no município.
A aula inaugural abordou temas centrais como equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências. A aula contou com a participação da professora Jessyka Rodrigues, pesquisadora da Fiocruz Piauí, e Daniele Veras, doula e educadora perinatal, que compartilharam suas perspectivas e experiências sobre esses importantes temas. Após as exposições, houve um momento dedicado a perguntas e debates, permitindo uma rica troca de ideias e esclarecimentos entre os participantes e as palestrantes.
O PET-Saúde, em sua 11ª edição, visa desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior. O programa tem como objetivo contribuir para a formação de futuros profissionais de saúde e criar condições que valorizem as trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS.
Foto: Aula inaugural do projeto PET-SAÚDE: Equidade UFDPar/SMS.
O projeto PET-SAÚDE: Equidade UFDPar/SMS é financiado pelo Ministério da Saúde com um valor de R$ 1.154.880,00. Na instituição, o projeto oferece 62 bolsas, contemplando 40 alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Pedagogia, além de 22 bolsas distribuídas entre coordenação, preceptores de serviços, tutores e orientadora de serviço, tendo duração de dois anos. O repasse das bolsas é feito diretamente do Ministério da Saúde aos bolsistas.
A UFDPar, através do PET-Saúde: Equidade, reafirma seu compromisso com a formação de profissionais de saúde mais conscientes e capacitados para atuar em um sistema de saúde equitativo e inclusivo, atendendo às necessidades e particularidades de todas as pessoas.