Notícias
UFDPar realiza a I Feira de Inovação, Ciência e Sustentabilidade do Delta do Parnaíba
Na manhã desta sexta-feira, 08, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) realizou a I Feira de Inovação, Ciência e Sustentabilidade do Delta do Parnaíba. O evento, que foi organizado pela Dra. Leiz Véras, docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da instituição, destacou-se por promover a popularização da ciência e incentivar a criatividade dos estudantes ao abordar questões sociais. Além disso, a feira reforçou o papel essencial da ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade no desenvolvimento humano.
Foto: I Feira de Inovação, Ciência e Sustentabilidade do Delta do Parnaíba contou com participantes de escolas públicas de 23 cidades do Piauí.
A cerimônia de abertura reuniu diversas autoridades acadêmicas, demonstrando a relevância da iniciativa. Estiveram presentes na mesa solene o reitor da UFDPar, Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo; o Prof. Dr. Élido Santiago da Silva, coordenador de graduação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG); a Dra. Leiz Véras, coordenadora do evento; o Prof. Dr. Flávio Furtado, pró-reitor em exercício da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREX); a Prof, Dra. Ivanilza Moreira, coordenadora do PPG BIOTEC; e Durcilene Alves da Silva, coordenadora do Núcleo de Pesquisa BIOTEC da UFDPar e vice-coordenadora do projeto.
Foto: Mesa de abertura da I Feira de Inovação, Ciência e Sustentabilidade do Delta do Parnaíba.
Logo após a abertura oficial, os participantes puderam prestigiar a palestra Inovação: Uma Aventura Cheia de Desafios e Descobertas, ministrada pela professora Celina Olivindo. Em seguida, as atividades se deslocaram para a quadra esportiva da UFDPar, onde ocorreram exposições de projetos desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental e médio, além de uma Feira de Profissões que apresentou os cursos da universidade.
Foto: A feira foi realizada na quadra poliesportiva da UFDPar.
Durante as exposições, os trabalhos dos estudantes foram avaliados por oito profissionais, que analisaram aspectos como inovação, relevância e qualidade técnica. Como resultado, os três melhores projetos foram premiados com bolsas de iniciação científica júnior, garantindo aos vencedores a oportunidade de desenvolverem pesquisas científicas em suas respectivas escolas.
Foto: Alunos puderam observar microplásticos através de microscópios durante a feira.
Os trabalhos premiados foram um reflexo da criatividade e do compromisso com a inovação e a sustentabilidade dos estudantes. O projeto O Uso do Bambu para o Processo de Dessalinização da Água dos Poços da Zona Rural de Joaquim Pires, Piauí-Brasil, da Unidade Escolar Doroteu Sertão, de Joaquim Pires/PI, conquistou o 1º lugar. Já o trabalho Protótipo de uma Bengala Automatizada para Deficientes Visuais, da Escola Municipal Professor Antônio Nunes de Sousa, de Piripiri/PI, obteve o 2º lugar. Por fim, o projeto Sementes da Caatinga – Geometria, Ecologia e Sustentabilidade no Ensino Médio, desenvolvido pelo CETI José Mendes Vasconcelos, também de Joaquim Pires/PI, ficou com o 3º lugar.
Foto: 1º lugar. O USO DO BAMBU PARA O PROCESSO DE DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DOS POÇOS DA ZONA RURAL DE JOAQUIM PIRES, PIAUÍ-BRASIL. UNIDADE ESCOLAR DOROTEU SERTÃO – Joaquim Pires/PI
Foto: 2º lugar. PROTÓTIPO DE UMA BENGALA AUTOMATIZADA PARA DEFICIENTES VISUAIS. ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTONIO NUNES DE SOUSA – Piripiri/PI
Foto: 3º lugar. SEMENTES DA CAATINGA – GEOMETRIA, ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO. CETI JOSÉ MENDES VASCONCELOS - Joaquim Pires/PI
Além destes, dois trabalhos receberam menção honrosa pela qualidade e relevância de suas propostas. O projeto Belezas Naturais do Delta do Parnaíba, desenvolvido pela Escola Municipal Zila Almeida, de Ilha Grande/PI, e o estudo Educação Ambiental Fora da Escola, Conhecendo para Preservar: Levantamento das Macrófitas Aquáticas na Lagoa do Cajueiro pelas Escolas Públicas do Município de Joaquim Pires, Piauí, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Joaquim Pires/PI, foram reconhecidos pela contribuição ao incentivo à preservação ambiental e à valorização do patrimônio natural da região.
Foto: Menção honrosa: Educação Ambiental Fora da Escola, Conhecendo para Preservar: Levantamento das Macrófitas Aquáticas na Lagoa do Cajueiro pelas Escolas Públicas do Município de Joaquim Pires, Piauí.
Foto: Menção honrosa: Belezas Naturais do Delta do Parnaíba, desenvolvido pela Escola Municipal Zila Almeida, de Ilha Grande/PI.
Para tornar o evento ainda mais dinâmico, a programação incluiu uma apresentação cultural que encerrou a manhã com descontração. A banda cover Kamizola Kamikaze prestou uma animada homenagem aos Mamonas Assassinas, envolvendo o público em um momento de celebração e integração.
Foto: Encerramento com a banda cover Kamizola Kamikaze, que prestou uma homenagem aos Mamonas Assassinas.
Outro ponto de destaque foi a abrangência geográfica da feira, que contou com participantes de 23 cidades do Piauí, incluindo Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Maior, Cocal, Cocal dos Alves, Floriano, Ilha Grande, Jardim do Mulato, Joaquim Pires, Luís Correia, do Monte Alegre do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, Picos, Piripiri, São João da Fronteira, São Pedro do Piauí, Simplício Mendes, Teresina, além de cidades de outros estados como: Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A realização do evento foi possível graças à colaboração entre a UFDPar, o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e escolas públicas do estado. Além disso, a iniciativa contou com o apoio de instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A organização esteve a cargo do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPG Biotec), com suporte das pró-reitorias de Extensão e Cultura (PREX), Ensino de Graduação (PREG) e Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPOPI).
Foto: Equipe realizadora da I Feira de Inovação, Ciência e Sustentabilidade do Delta do Parnaíba.
Com atividades realizadas de forma híbrida, a feira busca, de maneira ampla e inclusiva, integrar a comunidade acadêmica aos estudantes da educação básica, fomentando o protagonismo juvenil na construção de soluções científicas e sustentáveis. Ademais, sua proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reforçando o compromisso com um futuro mais justo, equilibrado e sustentável.