Notícias
UFDPar passa a integrar grupo de pesquisadores sobre o estudo da biologia dos poxvírus
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) passa a integrar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), com a participação dos professores e pesquisadores do curso de Biomedicina, Anna Carolina Toledo da Cunha Pereira, doutora em Microbiologia, e Gustavo Portela Ferreira, doutor em Virologia-Microbiologia, para englobar o grupo de pesquisadores sobre o estudo da biologia dos poxvírus.
O objetivo da pesquisa é estudar a soroprevalência dos poxvírus em Parnaíba-PI. Além dos professores o estudo conta com a participação de técnicos da Universidade, bem como de instituições parceiras e alunos de pós-graduação e iniciação científica fomentando formação de recursos humanos integrando a instituições colaboradoras.
Os INCTs, são Multicentros formados por instituições de pesquisa e ensino superior que visam articular e agregar, a nível nacional, os grupos de pesquisa consolidados em áreas de fronteira da ciência e campos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país. Estes institutos são considerados a maior linha de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto com as FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) os quais envolvem a atuação de institutos e universidades dentro e fora do país.
A pesquisa é de grande valia para a UFDPar pois colocará o nome da instituição dentro do INCT, tornando-a mais conhecida nacional e internacionalmente na área da pesquisa em virologia. O INCT-Pox é composto por 11 Universidade e 03 Institutos de Pesquisa e universidades estrangeiras parceiras para desenvolvimento das diferentes áreas e campos de estudo da biologia ao diagnóstico e clínica das poxviroses.
Além do conhecimento da soroprevalência, das infecções e da circulação dos poxvírus da região, o intuito também é colaborar com estudos de atividades antiviral além de dados genéticos e epidemiológicos que possam contribuir com o panorama nacional.
Coordenadoria de Comunicação Institucional
Texto e Edição: Narjara Dídimo, Nicolle Aragão e Eduarda Ferreira – PROPOPI