Notícias
UFDPar participa de Tribuna Livre na Câmara Municipal de Parnaíba
O Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo, esteve presente na noite de hoje, 30 de abril, na Câmara Municipal de Parnaíba em uma Sessão na Tribuna Livre, protocolada pela Vereadora Maria de Fátima Carmino Pereira Dourado para Luana de Assunção Souza, Diretora Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFDPar.
Foto: Professor João Paulo Sales Macedo em seu momento de fala na Tribula Livre.
A Sessão teve como objetivo discutir sobre o pagamento das bolsas de assistência estudantil. Após as manifestações devidas por parte da coordenadora geral do DCE, Luana de Assunção, acompanhadas de respostas aos questionamentos feitos por vereadores, o Reitor fez uso da tribuna livre para, dentre vários esclarecimentos, expor as ações desenvolvidas pela administração superior relacionadas à assistência estudantil, destacando que a instituição direciona, entre auxílios e bolsas para estudantes de graduação, cerca de R$ 2.500.000,00 do orçamento próprio, além do subsídio de 90% do valor da alimentação oferecida pelo Restaurante Universitário, o que representa R$ 7.500.000,00 destinados à permanência estudantil. Ressaltou, ainda, o planejamento anual feito pela administração superior para acompanhamento da realidade dos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com ênfase para as ações de 2024 por meio do CADUNI. Ao fim de sua fala, o Professor João Paulo solicitou à Câmara de Vereadores uma atenção mais efetiva à situação do transporte público em Parnaíba, que impacta no acesso, na frequência e na permanência dos estudantes na UFDPar, em especial os que frequentam os cursos ofertados à noite.
Em recente reunião entre a Reitoria, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e representações discentes da UFDPar, foi esclarecido que os editais ainda estão vigentes e não há atraso de pagamento nas bolsas de assistência. Em uma medida extraordinária, a Reitoria, junto à PRAE, optou, como medida extraordinária, por conceder acesso gratuito ao Restaurante Universitário (RU) a 170 alunos aprovados no Cadastro Universitário (CADUNI) até a concessão da primeira bolsa. Estes 170 estudantes foram selecionados com base na análise socioeconômica descritas e comprovadas no CADUNI.
A UFDPar reitera seu compromisso com o diálogo aberto e transparente em relação às demandas estudantis, fortalecendo sua dedicação a uma educação pública, gratuita, democrática, inclusiva e de excelência.