Notícias
A solenidade contou com lançamento do TED para financiamento de projeto de Monitoramentos dos Desembarques Pesqueiros no Piauí
UFDPar participa de solenidade no Ministério da Pesca e Aquicultura para formalizar parceria
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) foi representada pelo Reitor João Paulo Sales Macedo e pelo professor do curso de Engenharia de Pesca, Cezar Fernandes, na cidade de Brasília em solenidade de lançamento dos Termos de Execução Descentralizada (TED's) dos projetos financiados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para subsidiar a gestão pesqueira através dos monitoramentos dos desembarques pesqueiros no Piauí durante três anos.
A solenidade ocorreu no dia 13 de março, durante o evento “Ciência na Gestão Pesqueira e Aquícola: Ações para o Desenvolvimento Sustentável” promovido pela Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (SERMOP), que contou com a participação do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e da Secretária Flávia Lucena da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura.
O Reitor João Paulo parabenizou o professor Cezar Fernandes e toda a equipe de pesquisadores do Laboratório de Pesquisas de Bioecologia Pesqueira pelo importante trabalho realizado. “Foi bonito ver a UFDPar estampada, juntamente com outras Universidades, contribuindo com a ciência e a elaboração de políticas públicas de segurança alimentar com a pesca brasileira”, afirma.
São colaboradoras do projeto financiado junto ao MPA, além do Professor Cezar Fernandes, as professoras do curso de Engenharia de Pesca, Francisca Edna de Andrade Cunha e Carla Suzy Freire de Brito. A iniciativa destaca não só a importância da instituição no cenário nacional como traz, sobretudo, oportunidades para o ensino, pesquisa e extensão. Para o Prof. Cezar, é importante ressaltar que "esse é um momento histórico no Brasil com a retomada da estatística pesqueira no âmbito do MPA, o que irá dar suporte à gestão para sustentabilidade da atividade de pesca, segurança alimentar e geração de renda. Isso também reforça a importância da pesquisa aplicada ao desenvolvimento do setor".
Durante este primeiro ano de gestão, o MPA firmou 94 parcerias com 42 instituições de todo o Brasil. Os projetos que vêm sendo desenvolvidos integram inovação, sustentabilidade socioeconômica e ambiental e o monitoramento da atividade. Os dados gerados são a base para a tomada de decisões fundamentadas na gestão pesqueira e para o desenvolvimento de políticas públicas. A participação ativa das comunidades pesqueiras na gestão e coleta de dados fortalece o desenvolvimento sustentável da atividade.
Com informações da Agência Gov e Biopesca.